Como clarear as axilas de uma vez por todas

Como clarear as axilas é uma dúvida de muitos, visto que é uma área muito delicada e sensível, sendo super comum escurecer, sendo que pode ocorrer por diversos motivos. No entanto, mesmo sendo normal, as axilas escuras podem incomodar muitas pessoas, que preferem esconde-las e consequentemente piorando ainda mais.

Para aqueles que não podem ou não querem investir em tratamentos estéticos de clareamento, existem algumas receitas caseiras que se utilizadas da forma e periodicidade correta podem auxiliar na prevenção além de combater as manchas, uniformizando assim o tom de pele. Veja agora como clarear as axilas de uma vez por todas, além de entender seus motivos e como evitar.

Por que o as axilas ficam escuras?

De maneira geral as axilas escurecem devido à uma resposta inflamatória da pele quando recebe muito atrito e isso faz com que se produza mais melanina na região. Esse escurecimento, como falamos, ocorre por diferentes motivos, como a depilação com cera quente, uso frequente de lâminas, desodorantes com álcool, exposição excessiva ao sol, disfunção hormonal, atrito com roupas muito justas e que não deixam a pele respirar, excesso de suor, falta de hidratação e até mesmo uma limpeza inadequada, como esfregar demais ou de menos.

Axilas

É importante entender o porquê as axilas escurecem, pois as vezes você pode parar com a depilação, mas na verdade o que está escurecendo é o tipo de desodorante que você utiliza. Por isso, atente-se e faça testes para descobrir a real causa.

Prevenção: como clarear as axilas?

Além de aprender receitas sobre como clarear as axilas é importante realizar uma mudança de hábitos para que você previna que elas escureçam ainda mais.

Utilize protetor solar

Por mais que possa parecer estranho, a utilização de protetor solar na área é recomendada, visto que ela produz melanina como qualquer outra parte do corpo. Por isso, ao utilizar uma blusa mais cavada, como as de alcinha, ou quando for à praia e piscina, aplique o protetor a cada duas horas.

Fuja dos antitranspirantes

Evite utilizar desodorantes com álcool ou alumínio, pois estes impedem que as axilas respirem naturalmente inibindo também a transpiração. Com isso, os poros se fecham e essas células mortas tornam-se manchas. Utilize o mínimo possível do produto e sempre realize a higienização com sabão neutro, sendo que você também pode optar por desodorantes naturais.

Prefira roupas de algodão

Principalmente no verão, dê preferência para roupas de algodão em vez de sintéticas, já que ele evita a transpiração excessiva, pois deixa a pele respirar e consequentemente previne as manchas.

Diminua os procedimentos agressivos

Depilar com cera quente é um dos principais fatores do escurecimento, por isso, para clarear as axilas (se possível) opte por procedimentos como o laser. Contudo, como não são todas as pessoas que podem arcar com essa despesa, existem mais algumas dicas para aliviar a agressão da cera quente.

Como clarear axilas
  • Nos três primeiros dias após a depilação evite a ida à praia, piscina ou tomar sol;
  • Durante uma semana, aplique todos os dias hidratantes com efeitos calmantes, com ativos como aloe vera, camomila e até mesmo água termal;
  • Não tome banhos muito quentes, pois eles podem irritar ainda mais sua pele além de ressecar;
  • Não aplique nenhum tipo de ácido;
  • Beba bastante água, pois com a hidratação de dentro pra fora você também evita a foliculite.

Como clarear as axilas?

Existem alguns produtos com ação clareadora que podem auxiliar na diminuição das manchas. Eles devem conter Phe-Resorcinol, Vitamina C, Ácido Kójico, Ácido glicólico, ácido tranexâmico, entre outros ativos. Além disso, o peeling físico ou químico também pode ser muito eficaz contra as manchas. Mas lembre-se sempre de consultar seu dermatologista para que ele possa indicar os produtos e procedimentos mais adequados para você.

Como clarear as axilas em casa?

Agora, caso você não queira ou não possa realizar tais procedimentos, também é possível aprender como clarear as axilas com receitas caseiras. Ao realizá-las da forma correta, você irá diminuir as manchas e prevenir que elas voltem a aparecer.

A esfoliação presente em sua rotina facial também deve entrar nos cuidados com a axila. Isso porque ela elimina bactérias e células mortas, auxiliando no clareamento e deixando a pele respirar corretamente. No entanto, é preciso deixar claro que não se pode realizá-la todos os dias, sendo indicado apenas uma vez por semana e nunca faça depois da depilação. Espere no mínimo 4 dias.

Esfoliação com arroz

Esfoliação com Arroz

Por possuir ácido kójico, o arroz possui ação clareadora e uniformiza o tom de pele. Além disso, o pó de arroz possui grânulos que não agridem a pele.

Ingredientes

  • 200 g de arroz branco;
  • 1 colher de leite.

Como fazer?

  1. Bata o arroz no liquidificador até formar um pó;
  2. Misture com o leite para formar uma pasta;
  3. Aplique na pele e massageie levemente com movimentos circulares;
  4. Enxágue bem e finalize com um hidratante.

Como clarear as axilas com esfoliação de açúcar e óleo de coco

O óleo de coco possui propriedades antioxidantes, antifúngicas e antibacterianas, sendo ótimo para manchas. É importante nessa esfoliação utilizar o açúcar mascavo, já que ele é mais natural e possui grânulos mais finos e menos agressivos.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 1 colher (de chá) de açúcar mascavo.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes e mexa bem;
  2. Aplique a mistura massageando levemente;
  3. Enxágue;
  4. Finalize com seu hidratante.

Como clarear as axilar com batata

A batata auxilia no combate contra a concentração de melanina na pele e utilizá-la diariamente pode ser uma ótima forma de clarear as axilas. Essa receita deve ser utilizada todos os dias e pode ser armazenada na geladeira por três dias.

Ingredientes

  • 1 batata;
  • 2 colheres (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 1 colher (de chá) de óleo de coco.

Como fazer?

  1. Descasque e batata e bata no liquidificador ou processador até formar uma pastinha aquosa;
  2. Depois acrescente o vinagre de maçã e o óleo de coco e misture bem;
  3. Aplique nas axilas limpas com a ajuda de um algodão e durma com a mistura;
  4. No dia seguinte lave com um sabonete neutro.

Como clarear as axilas com esfoliação de café

Como clarear axilas com café

O café possui muitos benefícios para nosso corpo, além de ser ótimo para clarear manchas e ativar a circulação.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de borra de café;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta;
  2. Espalhe nas axilas com movimentos circulares;
  3. Deixe agir por 5 minutos e enxágue.

Bepantol

Por mais que o bepantol não seja uma receita caseira nem possua propriedades clareadoras, ele é um super hidratante e pode acalmar a pele. Utilize-o antes de dormir e sempre depois da depilação.

Aprender como clarear as axilas também é uma parte da rotina de cuidados com a pele. Por mais que esteja mais escondidinha, isso não significa que não seja importante. Mesmo que ela não seja escura, realizar esfoliações semanais é importante para a renovação das células. Além disso, não se esqueça de beber bastante água para hidratar-se de dentro pra fora. E se você possui manchas na virilha, veja aqui receitas para clarear!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *