Visão de Beleza

Dicas de Beleza Feminina

Limpeza de Pele Profunda: Benefícios e Passo a Passo
limpeza de pele profunda
A limpeza de pele profunda é um procedimento recomendado por dermatologistas para manter a saúde e boa aparência, pois remove células mortas, assim como elimina cravos, espinhas ou qualquer outro tipo de impureza concentrada nos poros.

limpeza de pele profunda é um procedimento recomendado por dermatologistas para manter a saúde e boa aparência, pois remove células mortas, assim como elimina cravos, espinhas ou qualquer outro tipo de impureza concentrada nos poros. Além de remover o excesso de oleosidade, a ela auxilia e prepara a pele para receber e absorver melhor outros tipos de tratamentos, como máscaras faciais.

Por mais que seja possível realizar uma limpeza de pele caseira, ela não possui os mesmos resultados que a limpeza de pele profunda. A primeira acaba sendo uma esfoliação, já a segunda é feita por especialistas que removem impurezas profundas de nossa pele. Se você tem dúvidas sobre a limpeza de pele profunda, veja agora todos os benefícios.

O que é a limpeza de pele profunda?

Ela é um procedimento estético que pode ser realizado por dermatologistas ou esteticistas com o intuito de remover impurezas da pele do rosto, como resíduos de maquiagem, poluição e sujeiras do dia a dia, responsáveis pela formação de radicais livres. Esses agentes são aqueles que provocam o envelhecimento da pele, além de obstruir os poros que é a principal causa da acne e cravos. Aliás, a limpeza de pele profunda, remove todos os tipos de cravos, pontos pretos, brancos, miliuns e células mortas.

Benefícios da limpeza de pele profunda

Por remover as impurezas, ela oferece diversos benefícios para a saúde da pele:

  • Suaviza e uniformiza a textura da pele;
  • Controla o excesso de óleo produzido;
  • Hidrata a pele, pois devolve a umidade perdida;
  • Previne o surgimento de cravos e espinhas;
  • Possui ação detox, pois remove as células mortas;
  • Facilita e auxilia a absorção de produtos na pele;
  • Previne e combate rugas, assim como linhas de expressão.

É importante dizer que esses benefícios são obtidos quando alinhados a uma rotina de cuidados com a pele saudável. Isso porque, se você apenas fizer a limpeza de pele profunda e não cuidar dela diariamente, os resultados serão quase nulos.

Tipos de pele

Desde as mais oleosas até as mais sensíveis a limpeza de pele profunda é indicada para todos os tipos de pele, o que diferencia é a frequência, sendo que nas oleosas pode ser feita todos os meses e em peles secas com maior espaço de tempo. Contudo, é importante dizer que somente o profissional da área irá poder indicar se você realmente precisa da limpeza de pele profunda e a frequência ideal.

A limpeza de pele profunda pode ser feita em casa?

Como é um procedimento um pouco mais “agressivo”, ela só deve ser feita com um profissional da área para sua segurança. Isso porque, o ambiente do profissional será totalmente higienizado, com aparelhos específicos e esterilizados, além da utilização de produtos que facilitam a dilatação dos poros e consequentemente a extração das lesões. Se feito em casa, o ele pode causar manchas e cicatrizes permanentes.

Sendo assim, os únicos profissionais que podem realizar a limpeza de pele profunda são dermatologistas, esteticistas ou fisioterapeutas formados em dermatologia funcional.

Como saber se posso fazer a limpeza de pele profunda?

Como já falado anteriormente, o único que pode indicar a realização da mesma é o profissional da área. Contudo, atente-se a algumas questões:

  • Se estiver com acnes inflamadas;
  • Pele muito bronzeada do sol;
  • Tratamento com ácidos ou peeling químico;
  • Gravidez.

Tais fatores podem ser um impedimento para realizar a limpeza de pele profunda. Em mulheres grávidas, por exemplo, deve-se utilizar produtos diferentes, já que nessa época a tendência para manchas é maior. Entretanto, converse com o profissional para ter certeza de que pode realizar o procedimento.

Passo a passo

A sessão com o profissional pode durar 1:30 dependendo de sua pele. Entenda melhor o passo a passo feito no consultório:

1º passo: Assepsia

Assim como a limpeza da pele é essencial no dia a dia, ela não pode ser deixada de lado na limpeza de pele profunda. Para isso, são utilizados produtos desengordurantes com o objetivo de remover resquícios de maquiagem, cosméticos em geral, oleosidade e poluição.

2º passo: Esfoliação

Com o intuito de afinar a primeira camada da pele para facilitar a extração de lesões (que não estejam inflamadas) o profissional irá realizar uma esfoliação profunda e com produtos abrasivos (não podendo ser utilizados em casa).

3º passo: Extração

É a principal etapa, na qual o profissional irá remover as lesões de forma manual e dependendo do grau, com uma micro agulha, sendo utilizados produtos emolientes para facilitar a remoção. Também é muito importante que a extração seja feita com cuidado e de forma delicada, para não machucar. É claro que a pele fica sensível e dolorida, mas isso não significa que está lesionada. Por isso, esse passo não deve ser feito em casa, somente pelo profissional apto para essa função.

4º passo: Alta frequência

Com a extração, alguns pontos podem sofrer micro lesões e para auxiliar na cicatrização, é utilizado um aparelho com propriedades bactericida e fungicida. Ele controla e combate fungos e proliferação de bactérias, por meio de choquinhos leves.

5º passo: Máscara facial

Para acalmar, são utilizadas máscaras faciais indicadas para cada tipo de pele e com propriedades calmantes.

6º passo: Proteção

Utilizado por meio de loções ou géis, o protetor solar é a última etapa sendo escolhido aquele com fator no mínimo 30.

Cuidados após a limpeza de pele profunda

Como falamos, é comum que a pele fique sensível e irritada após a limpeza de pele profunda, contudo, alguns cuidados devem ser tomados para não piorar o estado da pele e amenizar a vermelhidão.

  • Evite se expor ao sol por pelo menos 4 dias após a o procedimento;
  • Utilize protetor solar todos os dias com FPS no mínimo 30, mesmo se ficar em casa;
  • Escolha produtos adequados para seu tipo de pele e indicados pelo dermatologista;
  • Aposte em hidratantes calmantes e não economize na água termal;
  • Não aplique ácidos na pele.

É importante deixar claro que a limpeza de pele profunda não remove todas as lesões da pele, já que dependendo da inflamação da espinha, ela não pode ser manipulada, pois caso contrário irá causar manchas.

Lembre-se de cuidar de sua pele todos os dias, utilizando produtos adequados, protetor solar e nunca espremer espinhas em casa. Se quiser, veja algumas alternativas (que não substituem a limpeza de pele profunda) que podem ser feitas em casa.

Compartilhe:

Veja Também:

Como clarear o cabelo de forma natural

Como Clarear o Cabelo de Forma Natural?

Você sabe como clarear o cabelo em casa e de forma natural? Aliás, você sabia que isso é possível? Pois é! Muitas pessoas querem clarear o cabelo, mas têm medo dos estragos que a descoloração pode causar.

Botox capilar caseiro

Botox Capilar Caseiro com Resultados de Salão

O Botox Capilar Caseiro ao contrário do que muitos pensam não é indicado para alisar o cabelo como a escova progressiva. Na verdade, nada mais é do que uma super hidratação e como não possui produtos químicos em sua composição

Nutrição capilar

Nutrição Capilar Pode Ser Feita em Cabelos Oleosos?

A nutrição capilar é uma etapa muito importante do cronograma, pois, como falamos nesse post, ela ajuda a manter a hidratação dentro dos fios além de repor sua oleosidade natural, devolvendo a maciez, o brilho, a maleabilidade e a força para eles.

Como lavar o cabelo de forma correta

Você tem certeza que sabe como lavar o cabelo? Por mais que seja simples, muitas pessoas não dão importância para essa etapa fundamental dos cuidados com os fios.

Massagem nos pés

13 Dicas de Massagem nos Pés Relaxante

Massagem nos pés? Podemos fazer pelo simples fato de querer e merecer, certo? Por isso, aprenda como realizar essa mágica em casa e ter um cuidado especial com você mesmo.

Hidratação com Ovo

Hidratação com Ovo: Descubra os Benefícios

A Hidratação com Ovo nas madeixas é uma forte aliada para combater cabelos frágeis e opacos, dentre outros benefícios. Isso porque ele possui muitos lipídios e proteínas, que são os agentes responsáveis por proporcionar o brilho e força.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Visão de Beleza © - 2024 - Todos os Direitos Reservados.