Rotina de cuidados com a pele: Como criar?

Sempre falo aqui sobre a importância da rotina de cuidados com a pele. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais produtos utilizar, ordem correta, frequência, período diurno, noturno, entre outras mais. Isso porque, existem diversas marcas, milhares de produtos e indicações de uso, fazendo com que muita gente fique perdida e por vezes até mesmo utilizando o produto da forma incorreta.

É importante dizer que somente um dermatologista pode indicar produtos para sua pele, sendo ele o maior detentor de conhecimento. Contudo, se você já os possui, aprenda de uma vez por todas como incluí-los em seu dia a dia e criar uma rotina de cuidados com a pele para os períodos diurno, noturno, e também para aqueles dias totalmente dedicados para o skincare.

Por que criar uma rotina de cuidados com a pele?

Independente de seu tipo de pele, a rotina de cuidados deve estar presente. Isso porque, ela é quem irá atuar nas necessidades específicas de cada pessoa, eliminando os problemas e mantendo a pele saudável. Além disso, ter uma constância é fundamental para obter resultados a longo prazo.

É importante atentar-se às peculiaridades de cada tipo de pele, afinal utilizar produtos não indicados para ela pode causar o efeito rebote, ou seja, piorar ainda mais os problemas atuais.

Como criar a rotina de cuidados com a pele?

Não pense que uma rotina precisa ser longa e utilizar produtos caros. São apenas alguns passos e você pode aproveitar esse momento para relaxar e cuidar de você mesma.

Rotina de cuidados com a pele diurna

Ao acordar, é muito importante preparar a sua pele para sua rotina, independente se você trabalha em casa ou não, cuidar e proteger é essencial.

Limpeza

Mesmo durante a noite, enquanto se regenera a pele produz oleosidade e acumula impurezas. Realizar a higienização logo ao acordar irá desobstruir os poros e auxiliar na absorção dos outros produtos. Como falei, escolha aqueles adequados para seu tipo de pele, como sabonetes com ingredientes hidratantes para peles secas e sabonetes em gel para peles oleosas e acneicas, contendo propriedades adstringentes, como ácido alicílico.

Tonificação

Em seguida, aplicar o tônico é muito importante, sendo um passo muitas vezes deixado de lado. Como equilibra o ph da pele, ele mantém a barreira da cútis, prevenindo infecções, inflamações e até mesmo alergias. Inclusive, ele prepara a pele para receber e absorver os produtos seguintes, visto que fecha os poros. Dica: Ao escolher um tônico, prefira aqueles sem álcool.

Hidratar e cuidados específicos

Mesmo em peles oleosas, é necessário realizar a hidratação. Existem alguns tratamentos indicados para cada tipo de situação, como clarear manchas, amenizar espinhas, entre outros. Eles devem ser utilizados após a aplicação de antioxidantes. Caso você não realize nenhum tratamento específico, utilize apenas antioxidantes, como vitamina C, E ou ácido ferúlico. Eles são responsáveis por combater os radicais livres prevenindo contra os danos causados pelo sol, poluição e outras agressões externas.

Proteger

Por último, mas não menos importante, aplique o protetor solar. Lembrando: mesmo se ficar em casa. Utilizar protetores com cor ou proteção física irá proteger sua pele da luz visível, como aquelas emitidas pelo celular, lâmpadas fluorescentes, computador, etc.

Rotina de cuidados com a pele noturna

Durante a noite é o momento em que sua pele descansa e se renova. Por isso, realizar algumas etapas antes de dormir irá auxiliar e facilitar a renovação da mesma.

Pré-limpeza

Se você utiliza maquiagem, aplique um demaquilante para remover toda ela com a ajuda de um algodão.

Limpeza

Mesmo que o demaquilante não seja oleoso, é muito importante lavar o rosto com sabonete para eliminar o restante da maquiagem e impurezas.

Tonificação

Da mesma maneira que utilizou o tônico de manhã, aplique durante a noite também. Se preferir, você pode utilizar apenas uma vez ao dia, optando por aplicá-lo à noite.

Tratamento

Nessa etapa, utilize produtos com alta concentração de ativos para prevenção, reparação ou correção de rugas e linhas de expressão, como o ácido hialurônico, retinol, entre outros. Contudo, você também pode utilizar hidratantes noturnos comuns adequados ao seu tipo de pele. O importante nessa etapa é a hidratação!

Ah, não se esqueça da área dos olhos! É uma região super delicada que merece uma atenção especial. Aproveite e faça uma leve massagem ao aplicar o produto, a sensação de relaxamento é imediata!

Outros cuidados

Além da rotina diária, existem alguns cuidados extras para potencializar os efeitos de tratamento.

Esfoliação

Realize uma esfoliação para promover a regeneração da pele e facilitar a absorção de produtos. Ela ativa a circulação, auxiliando na oxigenação da pele, eliminando células mortas e consequentemente melhorando seu aspecto. É importante ressaltar que os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, nunca esfregando com força para não machucar. Além disso, utilize SEMPRE um hidratante adequado ao final do processo para auxiliar na recuperação.

Existem diversos esfoliantes que podem ser feitos com ingredientes naturais:

Além de serem mais baratos, os esfoliantes caseiros não possuem microesferas de plástico presentes nos industrializados. Essas bolinhas não se dissolvem na água e são descartadas em mares e oceanos, prejudicando e muito a vida marinha. Ainda assim, se preferir o esfoliante comum, atente-se a esse fator.

Em peles oleosas, mistas e normais a esfoliação pode ser feita duas vezes por semana, já em peles secas o ideal é uma vez por semana e espaçando se perceber maior ressecamento.

Máscaras faciais

As máscaras faciais possuem diversas finalidades, disponíveis para todos os tipos de pele e com benefícios distintos. A recomendação, no geral, é utilizá-las duas vezes por semana, não precisando utilizar sempre a mesma. É importante ressaltar que as máscaras faciais também devem ser escolhidas de acordo com seu tipo de pele e utilizadas na periodicidade correta.

Assim como os esfoliantes, existem receitas caseiras de máscaras faciais e uma opção super bacana são as argilas, que possuem diferentes tipos, cores e ação.

Criar uma rotina de cuidados com a pele, como você viu é muito importante e utilizar os produtos corretos é fundamental para obter os melhores resultados. Para não ter preguiça, pense nessa rotina como um carinho e cuidado com você mesma. Além disso, não basta apenas manter a constância, mas combinar isso a outros fatores como alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos irá potencializar a saúde não apenas da sua pele, mas de seu corpo como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *