Mel no Rosto: Mais de 5 receitas para se inspirar

Mel no Rosto funciona? SIM!!! Presente em nosso dia a dia há muitos e muitos anos, o mel ficou conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde. Por ser rico em vitamina B6, riboflavina, vitamina C, ácido fólico e niacina ele possui ação calmante, expectorante, energética, cicatrizante, antibacteriana, entre outras. Além disso, você sabia que o mel é o único doce que contém proteínas e minerais indispensáveis para a saúde?

Assim como possui tais benefícios, ele também ficou conhecido no ramo da beleza por suas propriedades antisséptica, esfoliante e emoliente, sendo muito utilizado em máscaras, esfoliantes e hidratantes faciais caseiros. Veja como utilizar o Mel no Rosto.

Por que utilizar mel no rosto?

Se você ainda não se convenceu com os benefícios citados acima, o mel é também um ótimo hidratante graças as vitaminas, minerais e moléculas de açúcar que retém a água na pele.

Mel no Rosto

Ele possui ação antioxidante que combate os radicais livres, causados pela exposição diária ao sol, poluição e maquiagem além de serem responsáveis pelo envelhecimento precoce. Ou seja, assim como hidrata ele também irá prevenir e combater as temidas rugas. Aliás, os antioxidantes são responsáveis por uniformizar o tom de pele diminuindo as manchas que tanto incomodam, além de possuir ação tonificante. Uma curiosidade bacana é que quanto mais escuro o mel, maior é a quantidade de antioxidantes.

O mel, no entanto, não ajuda apenas as peles maduras. Graças às ações cicatrizantes, antibactericidas e calmantes ele combate a acne, suavizando e acalmando as lesões.

Cuidados com o mel no rosto

Não existem contraindicações do uso do mel, no entanto o ideal é procurar um médico dermatologista para avaliar seu tipo de pele e se ela pode receber esse produto caseiro. Você também deve realizar um teste antes de aplicar no rosto, passando em uma pequena parte do corpo.

Tipos de pele

Mel para o Rosto

O mel é indicado para todos os tipos de pele, já que em peles oleosas ele hidrata sem produzir mais oleosidade e em peles secas hidrata na medida certa. Contudo, lembre-se de sempre procurar um dermatologista para ter certeza e segurança para utilizá-lo.

Periodicidade do mel no rosto

O Mel no Rosto pode ser utilizado de diversas formas e cada uma delas se difere na periodicidade. Por exemplo, se utilizá-lo como hidratante pode ser aplicado todos os dias, mas caso seja como esfoliante, o ideal é incluí-lo em sua rotina semanal ou quinzenal. Em cada receita será informada a periodicidade de uso.

Como utilizar o mel no rosto?

O mel pode ser utilizado sozinho, como um hidratante labial por exemplo, no entanto, quando combinado a outros ingredientes seu efeito é potencializado.

Mel e Canela

Ideal para peles acneicas a combinação de mel e canela possui ação antisséptica que auxilia na cicatrização.

Basta misturar 3 colheres (de chá) de mel e ½ colher (de chá) de canela em pó. Misture bem para não empelotar. Em seguida aplique a máscara por todo o rosto (menos olhos e lábios) e deixe agir de 15 a 20 minutos. Por fim enxágue bem com água corrente e finalize com um hidratante.

Essa receita pode ser feita semanalmente e não mais que isso devido à canela.

Rotina de skincare

Mel e iogurte

Para hidratar e uniformizar o tom de pele a máscara de mel e iogurte é muito recomendada e simples de fazer.

Misture bem o mel com o iogurte e aplique no rosto com o auxílio de um pincel. Deixe agir por 20 minutos e enxágue abundantemente. Para finalizar utilize seu hidratante habitual.

Realize duas vezes na semana para manter sua pele hidratada e saudável.

Máscara revigorante

Para diminuir o aspecto cansado do rosto, utilizar mel pode ser a saída mais prática.

Misture uma colher (de sopa) de água com ½ colher (de sopa) de mel. Em seguida aplique nas pálpebras e na área embaixo dos olhos. Faça uma massagem e de algumas batidinhas leves para que a circulação seja ativada. Deixe por 20 minutos e retire completamente.

Essa receita pode ser feita sempre que sentir necessidade.

Mel e Azeite de Oliva

O azeite é um super hidratante e se combinado ao mel é ainda mais potencializado, deixando a pele suave e macia.

Misture uma colher (de chá) de mel e 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extravirgem até se tornar homogêneo. Aplique no rosto massageando levemente com movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue abundantemente.

Faça essa receita toda semana para melhores resultados.

Mel e café

Aqui falo sobre os benefícios da máscara de café, você irá encontrar diversas receitas e algumas utilizam o mel como base.

Mel e aloe vera

Outra receita para pele acneicas, mas que também pode ser utilizada em peles sensíveis ou com queimaduras solares, por exemplo. Pode ser utilizada sempre que quiser.

  1. Retire o gel da babosa e bata no liquidificador;
  2. Misture 2 colheres (de chá) de mel com uma colher (de chá) do gel da babosa e bata bem;
  3. Aplique em todo o rosto e deixe agir por 20 minutos;
  4. Enxágue bastante e finalize com seu hidratante.
Autocuidado

Dicas

Para potencializar os efeitos do Mel no Rosto, siga essas dicas e tenha uma pele incrível e saudável.

  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Antes de aplicar qualquer máscara lave o rosto e sempre finalize com um hidratante.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Realize os tratamentos durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição, sol ou maquiagem.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.
  • Utilize produtos adequados para o seu tipo de pele.

Por fim, é importante dizer que nenhuma dessas receitas são milagrosas, ou seja, tenha constância. Crie uma rotina que se encaixe em seu dia a dia para não ter preguiça de fazer. Além disso, hidrate-se de dentro pra fora ingerindo bastante água, alimentando-se de forma saudável e praticando exercícios físicos. Autocuidado é tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *