Limpeza de Pele Caseira: O guia completo

A Limpeza de Pele Caseira pode ser a saída para manter a pele hidratada e saudável, eliminando impurezas que as vezes nem sabemos que existem. No entanto, o ideal é procurar um profissional da área para realizar uma limpeza mais profunda e especializada.

Alguns passos, contudo, podem ser feitos em casa para inclusive ajudar o profissional no momento da extração e você também, já que sofrerá menos, rs.

Além disso, não basta realizar apenas a limpeza de pele. Também é importante manter os cuidados no dia a dia, como lavar o rosto com o sabonete apropriado de manhã e à noite, utilizar protetor solar todos os dias, independente se está em casa ou não, utilizar um hidratante adequado para seu tipo de pele, realizar a esfoliação 2 vezes na semana e manter a constância para obter resultados mais rápidos e duradouros.

Por que fazer a limpeza de pele caseira?

Todos os dias nossa pele se expõe ao sol, poluição, maquiagem, estresse, entre outros. A junção de todos esses fatores faz com que a oleosidade aumente, entupindo os poros, que como falamos aqui, é a principal causa de cravos e espinhas. Por isso, de tempos em tempos realizar a limpeza de pele caseira pode auxiliar no processo da diminuição dessas inflamações. Ela previne o envelhecimento precoce, já que a esfoliação feita durante o processo estimula a renovação celular.

Além disso, a limpeza de pele caseira aumenta a hidratação da pele, combate o aparecimento de acne, firma a pele, fecha os poros, diminui a oleosidade, melhora a circulação, regula o PH, estimula a renovação celular, assim como deixa a pele mais sedosa, uniforme e limpa.

Quando fazer?

Se engana quem pensa que é necessário realizar a limpeza de pele somente quando ela estiver “machucada”, com cravos e espinhas. O ideal é sempre cuidar da pele e ter uma rotina constante.

A limpeza de pele profunda realizada com profissionais pode ser feita de 30 a 40 dias aproximadamente em peles oleosas, e para peles mais secas o ideal é a cada 2 meses mais ou menos. No entanto, após realizar uma avaliação o profissional irá informar a periodicidade exata para seu tipo de pele.

Já a limpeza de pele caseira pode ser realizada toda semana, visto que não agride a pele se feita da maneira correta. Siga o passo a passo abaixo.

Contraindicações da limpeza de pele caseira

Não existe nenhuma contraindicação para realizar a limpeza de pele, podendo ser feita na adolescência, em peles maduras, homens ou mulheres, em peles oleosas, secas ou sensíveis. No entanto, o ideal é utilizar produtos próprios para o seu tipo de pele, sendo necessário consultar um dermatologista para avaliação.

Atenção!!! Limpeza de pele profunda só deve ser realizada por profissionais especializados, não podendo ser feita em casa. Algumas lesões são mais profundas e ao insistir em retirá-las você pode acabar machucando e manchando sua pele.

Limpeza de Pele Caseira: Passo a Passo

A primeira dica é realizar esse tipo de procedimento durante a noite, para que sua pele não seja exposta a poluição, sol e outros fatores prejudiciais por um maior período de tempo.

Limpeza: Lave o rosto com um sabonete indicado para seu tipo de pele

Vaporização: Em uma bacia coloque água fervendo, aproxime o rosto e cubra com uma toalha para receber o vapor e abrir os poros. É bacana colocar um saquinho de chá de camomila para promover ação calmante.

Esfoliação: Realize a esfoliação com as receitas caseiras informadas ali embaixo. Caso queira comprar um esfoliante, prefira aqueles sem as microesferas de plástico. Isso porque no enxágue essas bolinhas vão para a rede de esgoto e por serem tão pequenas passam despercebidas no tratamento indo direto para rios, mares e por fim os oceanos. Faça a esfoliação priorizando a zona T, queixo, nariz e testa.

Máscara Facial: Aplique uma máscara facial indicada para seu tipo de pele. Você pode fazer receitas caseiras ensinadas mais pra frente.

Água Termal: A água termal irá fazer com que sua pele fique mais calma. Se não tiver, não tem problema. Você pode borrifar chá de camomila ou passar um tônico com propriedades calmantes.

Hidratação: Aplique seu hidratante habitual e indicado para sua pele.

Proteger: Como falamos, o ideal é realizar o procedimento à noite, mas nunca deixe de passar protetor solar ao acordar. Proteja sempre a sua pele.

Receitas para Limpeza de Pele Caseira

Caso queira economizar ou inovar utilizando ingredientes da cozinha essas receitas são pra você. Além de poderosas, são super práticas.

É importante dizer que essas receitas devem ser utilizadas na mesma hora. Não guarde para utilizar posteriormente, pois podem ser contaminados.

Esfoliante a base de fubá

O fubá é super indicado para esfoliações naturais, visto que não apenas possui esferas regulares que não agridem a pele, mas também são biodegradáveis, dissolvendo-se completamente.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta;
  2. Passe no rosto massageando com movimentos circulares e leves, sem esfregar para não machucar.
  3. Enxágue com água morna ou fria.

Esfoliante de Café

Aqui falo sobre esfoliação com café para o rosto e corpo, você pode utilizar as receitas como máscara para potencializar os efeitos do café ou apenas esfoliar e enxaguar. Fica a seu critério.

Esfoliante com açúcar

Açúcar Mascavo

Ótimo para a renovação celular, o açúcar junto ao o mel irá esfoliar e hidratar sua pele ao mesmo tempo.

Ingredientes

  • 70 gramas de açúcar mascavo;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Como fazer?

  1. Bata no liquidificador o açúcar até virar um pozinho;
  2. Misture com o mel e aplique no rosto;
  3. Massageie com movimentos leves e circulares;
  4. Enxágue bem.

Máscara de Cacau

Por possuir propriedades antioxidantes, o cacau estimula a circulação e deixa a pele sedosa e iluminada.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de cacau em pó;
  • 1 colher (de chá) de melado de cana;
  • Água.

Como fazer?

  1. Misture o cacau e o melado e acrescente um pouco de água até se tornar uma pastinha;
  2. Aplique na pele e deixe agir por 20 minutos;
  3. Enxágue bem.

Máscara de Argila Verde

A argila verde possui propriedades antioxidantes, ideal para peles acneicas e com cravos, visto que auxilia na cicatrização, tem efeito calmante, regula as glândulas sebáceas, etc. Aplique a máscara duas vezes na semana.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • Água mineral.

Como fazer?

  1. Em um recipiente misture a argila e um pouco de água até formar uma pasta homogênea. Ela precisa ficar bem consistente, então se precisar aumentar um pouco da quantidade de cada ingrediente não tem problema.
  2. Em seguida, aplique no rosto com as mãos ou um pincel, massageando com movimentos ascendentes.
  3. Deixe agir por 15 minutos e durante o processo pode borrifar um pouco de água termal ou comum.
  4. Por fim, enxágue bem.

Máscara de Cúrcuma (Açafrão)

Possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, além de ter ação calmante.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de açafrão;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta, se precisar acrescente mais óleo de coco;
  2. Aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos;
  3. Enxágue bem.

Máscara para Pele Seca

Ingredientes

  • 1/2 xícara de mamão papaya amassado;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 clara de ovo.

Como fazer?

  1. Misture bem os ingredientes;
  2. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos;
  3. Enxágue abundantemente.

Dicas extras

  1. Não seque o rosto esfregando a toalha, mas sim pressione levemente. Além disso, tenha uma toalha somente para ele. Caso consiga, deixe secar naturalmente.
  2. Não lave o rosto ou tome banhos muito quentes, visto que causa desidratação e ressecamento da pele.
  3. Procure um profissional para entender qual seu tipo de pele e não utilize produtos que não sejam para ela.
  4. Mantenha a constância. Com uma rotina de skincare você irá visualizar os resultados de forma rápida, além de manter a saúde de sua pele. 

Por fim, é importante deixar claro que não adianta realizar tais procedimentos e não se hidratar. O que quero dizer com isso é que nossa pele também responde ao que a gente ingere, por isso beba bastante água, se alimente bem e pratique exercícios. Todo esse conjunto será responsável pela saúde de sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *