Glicerina no rosto: Como utilizar e benefícios reais

A glicerina no rosto possui alto poder hidratante e de proteção para a pele, sendo um ingrediente baratinho e super acessível. Ela é encontrada tanto em textura viscosa quanto cremosa, podendo ter origem vegetal, no qual o óleo é extraído de vegetações ou então da gordura dos animais. Sua aplicação pode ser em anticongelantes, adoçantes e até mesmo como base para a fabricação de tintas, explosivos e lubrificantes. Além disso, recentemente ela foi incluída na rotina de cuidados não somente com a pele, mas com os cabelos também.

É importante deixar claro que se você prefere não utilizar produtos de origem animal, é completamente possível utilizar a glicerina vegetal, já que ambos os tipos possuem as mesmas propriedades.

Por que utilizar glicerina no rosto?

A principal função da glicerina é segurar a água e ao utilizá-la, nossa pele e cabelo irão se beneficiar de propriedades lubrificantes, umectantes, hidratantes e emolientes, pois ela forma uma película protetora, impedindo a perda de água para o ambiente.

Ela é muito utilizada na produção de cosméticos, como batom, shampoo, hidratante, pomada, sabonetes, etc devido ao seu poder de retenção de água, fazendo com que eles durem por mais tempo. Então, agora que você já sabe que ela é utilizada em cosméticos, pode se tranquilizar e usar em casa também, viu?

A glicerina no rosto pode ser utilizada em casa e possui diversos benefícios para a pele

Contudo, é importante deixar claro que ela NÃO pode ser utilizada pura para não obter o efeito rebote e perder todos seus benefícios. Por isso o ideal é combiná-la a outras substâncias para que suas propriedades possam ser ativadas.

Benefícios da glicerina no rosto

Além de possuir um poder hidratante intenso, a glicerina no rosto irá proteger a pele, promover maciez e manter a elasticidade natural. Isso acontece porque como ela atrai a água, as células ficam mais próximas umas das outras, o que acaba facilitando a absorção de outros ingredientes utilizados em conjunto.

Assim como no rosto, a glicerina também é ótima para unhas fracas, aumentando a hidratação e diminuindo a aparência envelhecida. Para isso, basta acrescentar 4 gotas em algum creme próprio para unhas e aplicar 3 vezes na semana.

Cuidados

A glicerina no rosto pode ser utilizada em todos os tipos de pele, visto que é um produto hipoalergênico. No entanto, lembre-se de não utilizar seu formato puro para evitar o efeito rebote, já que ela pode aumentar a perda de água e consequentemente o ressecamento. Por isso, a glicerina, assim como demais umectantes, deve ser utilizada junto com outros produtos.

Como usar a glicerina no rosto

A glicerina, como falamos, é utilizada na produção de diversos cosméticos, pois além de potencializar a hidratação, também auxilia em sua preservação. Além disso, sabonetes que contenham a substância em sua composição são ótimos para peles sensíveis (tanto do rosto, quanto do corpo) e inclusive podem ser utilizados em bebês.

Entretanto, sua durabilidade pode ser um pouco menor do que os sabonetes comuns, já que se dissolve facilmente em água.

Onde encontrar a glicerina?

A glicerina com origem animal é encontrada facilmente em farmácias comuns, além de ser mais barata. Já o produto de origem vegetal é encontrado em farmácias especializadas ou sites de beleza. Marcas como Granado e Phebo possuem glicerina vegetal em sua composição e são Cruelty-Free.

Granado é uma marca Cruelty Free, na qual utiliza glicerina em seus produtos

Receitas

Agora que você já sabe que não é recomendado utilizar glicerina pura, veja algumas receitas para aproveitar todos os seus benefícios.

Glicerina com babosa

A babosa também é um super hidratante e possui propriedades hidratantes, clareadoras, cicatrizantes, entre outros. Essa receita não deve ser reutilizada e pode ser feita 1 vez por semana.

Ingredientes

  • 5 cm da folha de babosa;
  • 1 colher (de chá) de farinha de aveia;
  • 1 colher (de chá) de soro fisiológico;
  • ½ colher (de chá) de glicerina.

Como fazer?

  1. Retire o gel da babosa e deixe de molho na água por 5 minutos (isso irá eliminar a aloína);
  2. Misture em um recipiente todos os ingredientes até se tornar uma pasta;
  3. Lave o rosto com seu sabonete habitual;
  4. Aplique com as mãos higienizadas a máscara sobre a pele e aguarde 30 minutos;
  5. Passado o tempo enxágue abundantemente e passe o soro fisiológico;
  6. Em seguida, aplique seu tônico e finalize com um hidratante adequado para seu tipo de pele.
A glicerina pode ser utilizada tanto no rosto quanto no corpo

Hidratação para o corpo

Ingredientes

  • 5 a 10 ml de glicerina;
  • 30 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de seu hidratante corporal.

Como fazer?

  1. Misture bem os ingredientes e aplique sobre o corpo com movimentos circulares;
  2. Utilize após o banho, já que os poros estarão abertos e irá facilitar a absorção.

A glicerina no rosto é poderosa e além de utilizá-la em receitas caseiras (combinada a outras substâncias), você também pode procurar produtos que contenham a substância em sua composição. Se você gostou de saber sobre como utilizar glicerina no rosto, aproveite e veja os benefícios do soro fisiológico para nossa pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *