Esfoliação com Açúcar para uma pele perfeita

A Esfoliação com Açúcar é uma das receitas caseiras mais conhecidas atualmente. Isso porque seu principal ingrediente, está presente nas cozinhas de todo o mundo. A Esfoliação com Açúcar pode ser feita com qualquer tipo, já que são pequenos grãos que promovem a esfoliação sem problemas.

Os relatos mais antigos desse famoso alimento são de Niarchos, o general do império de Alexandre, o Grande quando conquistou a Índia Oriental. No entanto, ele começou a ter uma participação significativa somente no século XVII quando se tornou mais acessível. Já no Brasil ele chegou por meio da colonização, sendo que a região em que o açúcar mais se adaptou foi o Nordeste. Além disso, ele foi por muito tempo a base econômica do país. Legal, né?

Agora que você já sabe um pouco mais da história desse delicioso e podemos dizer até essencial alimento, é importante saber que ele não está presente apenas nas cozinhas. Com a popularização das receitas caseiras para skincare, o açúcar pode ser um ótimo ingrediente se utilizado da forma correta.

Esfoliação com açúcar: Benefícios

A Esfoliação com Açúcar é muito recomendada, pois elimina as células mortas, seja do rosto ou outra parte do corpo, consequentemente promovendo uma limpeza profunda da pele e desobstruindo os poros. Ao fazer isso, a Esfoliação com Açúcar diminui a oleosidade da pele e, portanto, previne e combate cravos e espinhas, assim como as manchas causadas por eles.

Esfoliação com Açúcar
Imagem de Tafilah Yusof por Pixabay

Além disso, como ela estimula a circulação sanguínea do rosto, ocorre o aumento da produção de células novas, melhorando assim a textura da pele ao deixa-la com tom uniforme, tonificada e ao mesmo tempo suave. Com esse processo, a Esfoliação com Açúcar reduz e previne rugas e linhas de expressão. Por fim, ela também prepara a pele para receber a hidratação, já que com a limpeza profunda e os poros fechados os cremes são melhores absorvidos.

Já no corpo, a Esfoliação com Açúcar, por estimular a circulação, não apenas reduz e combate celulites e gordura localizada, como também previne a formação de pelos encravados.

Por que fazer esfoliação com açúcar

Além de todos esses benefícios acima, você ainda está em dúvida? Entenda que nossa pele está em constante contato com substâncias que fazem mal para ela, como poluição, maquiagem, sol e até mesmo nossas mãos. Com isso, os poros ficam entupidos e desencadeiam diversos problemas, como acne, oleosidade excessiva e o aumento dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, a Esfoliação com Açúcar vem para diminuir todos esses impactos, sendo imprescindível para nossa pele.

Periodicidade

Mas quando fazer? Não pense que realizar a Esfoliação com Açúcar todos os dias irá auxiliar sua pele, muito pelo contrário, se feita em excesso pode até mesmo machucá-la. O ideal é realizar esse procedimento no rosto uma vez por semana e no corpo pode ser até duas vezes semanais.

Atente-se ao inverno! Por ser uma época que deixa a pele mais sensível, prefira esfoliações mais leves para alternar com a de açúcar ou realize com maior tempo de espaçamento.

Como fazer?

Para realizar a Esfoliação com Açúcar no rosto o ideal é utilizar o açúcar mascavo, já que ele é mais natural que os demais, além de possuir grânulos menores, sendo então menos agressivo.

Açúcar Mascavo
Imagem de ckjeziorny por Pixabay

Já no corpo, pode-se utilizar do açúcar comum, refinado ou cristalizado, pois a pele é um pouco mais espessa. Contudo, da mesma forma que o rosto, nosso corpo também pode ser machucado, então não exagere ou esfregue demais.

Contraindicações e cuidados

Pessoas alérgicas e com tendências de alergia ao açúcar ou algum ingrediente presente nas receitas devem evitar realizar o procedimento, optando então por outros tipos. Também é importante deixar claro que não pode, em hipótese alguma, realizar a esfoliação quando a pele está sensível, como depois da depilação por exemplo. Nesses casos é importante hidratar muito e depois de, no mínimo, uma semana realizar a esfoliação.

Não esfregue a mistura no rosto jamais, pois além de causar irritações e lesionar a pele, também pode ressecar demasiadamente e levar ao efeito rebote. No caso, o efeito rebote é produzir mais oleosidade do que a pele precisa (devido ao ressecamento) e consequentemente causar mais cravos e espinhas.

Por fim, receitas caseiras podem ser ótimas, mas não têm a durabilidade de um produto industrializado. Por isso, não guarde a mistura para usar depois de uma semana por exemplo, faça e utilize-a imediatamente, pois caso contrário podem surgir bactérias e prejudicar sua pele.

Receitas

Abaixo inclui algumas receitas super práticas tanto para o rosto quanto para o corpo.

Esfoliação com Açúcar no Corpo
Imagem de Gabriela Sanda por Pixabay

Esfoliação com açúcar simples

Essa receita é super fácil e só precisa de dois ingredientes. Além disso, pode ser feita no rosto e no corpo, mas é mais indicada para o rosto, já que no corpo podem ser acrescentados outros produtos.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • Água.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes até atingir uma consistência pastosa;
  2. Lave o rosto com um sabonete indicado para seu tipo de pele;
  3. Em seguida, passe a mistura na pele com movimentos circulares e leves;
  4. Enxágue bem com água fria e finalize com um hidratante.

Esfoliação com açúcar e óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas irá proporcionar a hidratação necessária para sua pele, pois repõe vitaminas e outros nutrientes. Utilize-a no rosto ou corpo aumentando a quantidade de cada ingrediente de forma proporcional. A quantidade abaixo é para o rosto.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar mascavo.

Como fazer?

  1. Misture os dois ingredientes até virar uma pasta;
  2. Lave o rosto com água fria e um sabonete de sua preferência;
  3. Massageie levemente o rosto conforme for aplicando a mistura;
  4. Enxágue com água gelada e por fim aplique seu hidratante habitual.

Esfoliação com Açúcar e Mel

O mel, assim como o óleo de amêndoas, irá hidratar sua pele profundamente e repor seus nutrientes. Essa receita também pode ser utilizada no rosto ou no corpo. Aliás, ela é ótima para tratar pés rachados por conta do frio, basta acrescentar 2 colheres de óleo de amêndoas!

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar mascavo.

Como fazer?

  1. Misture completamente o açúcar e o mel;
  2. Lave o rosto com seu sabonete habitual;
  3. Aplique a mistura com movimentos circulares e ascendentes (para cima);
  4. Enxágue com água fria e aplique um hidratante para finalizar.

Esfoliação com açúcar, café e cacau

Esfoliação com Café
Photo by Miryam León on Unsplash

Se você quer ativar sua circulação ainda mais, o café e o cacau são aliados ideais do açúcar! Além da hidratação, se feita da forma e periodicidade correta, você vai notar uma melhora nas celulites. Se quiser aprender essa receita mágica é só clicar aqui.

Açúcar e óleo de coco

Essa receita é ótima para diminuir os cravos e hidratar profundamente sua pele.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 1 colher (de chá) de açúcar mascavo.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes e mexa bem;
  2. Lave o rosto normalmente;
  3. Acrescente água quente em uma bacia e aproxime o rosto para o vapor abrir seus poros (fique por 10 minutos);
  4. Aplique a mistura massageando levemente;
  5. Deixe agir por 5 minutos e enxágue completamente.
  6. Finalize com seu hidratante.

Esfoliação com açúcar e aveia

Se quer uma pele hidratada, com brilho e maciez, essa receita é ideal para você!

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de farelo de aveia (pode triturar a aveia em flocos também);
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco.

Como fazer?

  1. Primeiro misture o açúcar e a aveia e depois acrescente o óleo de coco;
  2. Aplique no rosto massageando bem;
  3. Enxágue bem e finalize com um hidratante de sua preferência.

Esfoliação com açúcar refrescante

A babosa possui ação calmante e anti-inflamatória, sendo muito utilizada em queimaduras solares devido à sua ação refrescante.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) do gel da babosa;
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo.

Como fazer?

  1. Bata a babosa até ficar com textura de gel e acrescente o açúcar;
  2. Aplique na pele com movimentos circulares e ascendentes;
  3. Deixe agir por 5 minutos e enxágue com água fria;
  4. Finalize com seu hidratante.

Dicas

Existem alguns fatores que irão potencializar ainda mais os efeitos da esfoliação, como manter a constância e beber bastante água. Confira abaixo:

  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Realize a esfoliação durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição ou sol.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Antes da esfoliação lave o rosto e depois aplique um tônico calmante seguido de um hidratante indicado para seu tipo de pele.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.

A Esfoliação com Açúcar pode ser ótima, mas sozinha não adianta. É preciso alinhar os cuidados com a pele com uma alimentação balanceada e a prática de esportes. Além disso, mantenha a constância e crie uma rotina que se adeque ao seu dia a dia. Cuide-se sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *