Como tirar manchas do rosto em casa de forma segura

Como tirar manchas do rosto em casa? Uma coisa é certa: ter manchas no rosto é muito comum e atinge grande parte das pessoas. No entanto, para aprender como tirar manchas do rosto primeiro é preciso entender suas causas, ou seja, por que elas aparecem. Isso porque você pode até tratar as manchas, mas se você não mudar certos hábitos elas vão continuar aparecendo.

Mesmo sendo completamente normal, as manchas do rosto podem ser muito incômodas para certas pessoas, que acabam recorrendo a produtos industrializados e pagando a mais por isso. No entanto, ao mudar algumas atitudes combinando com receitas caseiras, você pode ter resultados muito satisfatórios. Claro que isso irá depender do nível das manchas e sua gravidade. Por isso, é importante sempre consultar um médico dermatologista para entender se o seu tipo de pele pode receber produtos caseiros.

Como tirar manchas do rosto e motivos

Existem diversos motivos que causam manchas na pele e também tipos diferentes de manchas. Entender isso é fundamental para tratá-las e abaixo explicaremos os principais.

Melasma: Manchas escuras no rosto, que podem aparecer devido a desequilíbrio homonal (como na gravidez) e exposição ao sol em excesso. Uma curiosidade é que as mulheres têm maior tendência a desenvolverem do que os homens.

Melanoses solares: São as famosas sardinhas, que uns amam e outros odeiam. São causadas em sua maioria pela exposição solar e consideradas um acúmulo de fotoenvelhecimento. Podem surgir no rosto, mão, peito, etc.

Como tirar manchas do rosto

Manchas de espinhas: A acne pode deixar cicatrizes e manchas na pele dependendo de sua gravidade. Isso ocorre, pois muitas pessoas não deixam de cutuca-las, além de não utilizarem o protetor solar.

Fitofotodermatite e hipercromia: A primeira é causada por alguns tipos de plantas, como o limão, que ao entrar em contato com o sol provoca uma inflamação e consequentemente manchas escuras (hipercromia). Por isso é fundamental ter cuidado ao manipular frutas cítricas.

Hipocromia: São manchas brancas causadas pela diminuição da melanina, como micose superficial não contagiosa.

Acromias: Manchas brancas causadas pela ausência de melanina, como vitiligo.

Além disso, fatores como estresse, medicação (anticoncepcionais ou antibióticos), falta de vitaminas e insônia também podem causar manchas na pele, sendo muito importante ter uma rotina com bastante ingestão de água, alimentação saudável, prática de exercícios, autocuidado, entre outros.

Como tirar manchas do rosto de forma segura?

Receitas caseiras podem e devem ser feitas, pois além de tratar as manchas também podem prevenir o aparecimento das mesmas. No entanto, caso seu dermatologista não autorize o uso das receitas o ideal é pedir indicação de dermocosméticos.

Isso porque possuem diversos ativos que impedem a produção de melanina por meio de suas fórmulas clareadoras. Se quiser pesquisar alguns produtos e pedir a recomendação de sua ou seu dermato, os principais ativos de produtos clareadores são hidroquinona, ácido glicólico, ácido kójico, arbutin, belides, skin whitening complex, ácido fítico.

Além disso, consumir alimentos ricos em carotenoides, como cenoura e tomate, vitamina C como a laranja, castanha do pará rica em vitamina E, e polifenóis nas hortaliças pode auxiliar na prevenção das manchas, visto que podem proteger a pele dos raios UVA.

Receitas para tirar manchas do rosto

Como falado, os tratamentos caseiros podem auxiliar na remoção e prevenção das manchas e devem ser feitos com a autorização de um dermatologista.

Como tirar manchas do rosto com Babosa

Já falamos aqui sobre os benefícios da babosa no rosto e um deles é sua ação clareadora, graças aos agentes antioxidantes que combatem os radicais livres além de diminuírem as manchas. Essa receita pode ser realizada em dias alternados.

Babosa no rosto

Basta retirar o gel da babosa e bater no liquidificador ou processador. Em seguida, lave o rosto com um sabonete de sua preferência e seque delicadamente. Aplique a babosa com movimentos circulares e ascendentes, deixando agir por 20 minutos. Enxágue com água fria e finalize com seu hidratante.

Água de Arroz

Por possuir ácido kójico a água de arroz pode ser uma poderosa aliada contra as manchas. Além disso, é super fácil de fazer e pode ser armazenada na geladeira por até 2 dias.

Água de arroz para o rosto

Ingredientes

  • ½ copo de arroz branco;
  • 2 copos de água mineral.

Como fazer?

  1. Lave o arroz em água corrente e em seguida coloque de molho na água;
  2. Deixe descansar por 12 horas;
  3. Por fim, aplique com um algodão no rosto e deixe secar naturalmente.

Se você quiser, pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial de lavanda para amenizar o cheiro.

Óleo essencial de rosa mosqueta

O óleo é rico em vitaminas e ácidos graxos, no qual proporciona hidratação e renovação celular. Uma boa forma de utilizá-lo é logo após o banho. Com a pele ainda molhada espalhe uma gota em todo o rosto e deixe secar naturalmente.

Rosa mosqueta para tirar manchas do rosto

Como tirar manchas do rosto com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para suavizar manchas do rosto por meio de uma leve esfoliação

Ingredientes

  • 1/2 colher (de chá) de água;
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.
Bicarbonato de sódio para o rosto

Como fazer?

  1. Em um recipiente misture os dois ingredientes até formar uma pasta (se precisar coloque um pouco mais de água);
  2. Aplique no rosto massageando com movimentos leves e circulares;
  3. Deixe agir por 5 minutos e enxágue bem;
  4. Finalize com um tônico e hidratante indicado para seu tipo de pele.

Máscara de café para clarear manchas

Já falamos sobre os benefícios da máscara de café no rosto e um deles é seu poder clareador. Confira como fazer essa receita clicando aqui.

Dicas

É importante reafirmar que os cuidados com a pele devem ser diários e feitos de forma preventiva, não reativa. Ou seja, para obter uma pele sem manchas é preciso não apenas fazer uma máscara ou esfoliação, mas ter uma constância nos cuidados. Veja algumas dicas.

  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Antes de aplicar qualquer máscara limpe a pele com um sabonete facial e depois dela aplique o tônico e finalize com um hidratante.
  • Nunca esfregue a pele
  • Opte por tônicos com efeitos calmantes, com ativos como aloe vera, camomila, entre outros.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Utilize produtos adequados para o seu tipo de pele.
  • Realize os tratamentos durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição, sol ou maquiagem.
  • Não esprema cravos e espinhas.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.

Aprender como tirar manchas do rosto pode ser libertador, mas lembre-se de criar uma rotina de cuidados e que se adeque ao seu dia a dia, para que assim você não tenha preguiça de fazer. Além disso, é muito importante hidratar-se de dentro pra fora, ou seja, consuma bastante água, tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios. Esses fatores alinhados com os cuidados faciais trarão resultados mais rápidos e de longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *