Como tirar cravos do nariz corretamente

Como tirar cravos do nariz sem machucar ou manchar a pele é uma técnica que todo mundo quer aprender, afinal nem todos podem fazer limpeza facial com frequência, certo? Além disso, esses cravinhos incomodam demais, em especial pessoas ligadas à estética.

Para aprender como tirar cravos do nariz, primeiro é preciso entender que eles são lesões sebáceas que pode aparecer em qualquer parte, mas principalmente na famosa zona T, testa, nariz e queixo. Isso quer dizer que quando os poros, responsáveis por produzir a oleosidade saudável, entopem são formados então os cravos.

Eles surgem especialmente na adolescência devido ao aumento da produção de hormônios estimulando assim a produção de gordura. Contudo, não pense que depois dessa fase os cravos nunca mais irão aparecer.

Por serem incômodos, muitas pessoas querem retirá-los o mais rápido possível e muitas vezes acabam lesionando a pele por não realizar o procedimento da maneira correta. Pensando nisso, resolvi criar um passo a passo para que eles sejam removidos com segurança.

Como tirar cravos do nariz? Como surgem?

Geralmente os cravos aparecem em peles com maior tendência a oleosidade e que por algum motivo estão obstruídas, seja por maquiagem ou por não fazer a limpeza da forma correta.

Como tirar cravos do nariz

Com os poros obstruídos e os cravos formados, caso a extração seja feita da forma incorreta a consequência é a formação de acne. A partir disso, ao tentar espremer forma-se uma nova lesão causando manchas e cicatrizes na pele. Por isso, o indicado é não ficar “cutucando” a acne ou um cravo mais teimoso mesmo sendo tentador.

É seguro tirar cravos do nariz em casa?

O ideal é procurar profissionais para realizar a famosa limpeza de pele, visto que eles utilizam produtos mais adequados para aumentar a dilatação dos poros e ser mais fácil de extraí-los. No entanto, realizar procedimentos em casa de forma segura é um jeito de até mesmo auxiliar o profissional, visto que sua pele estará mais limpa.

Além disso, é imprescindível informar que aparelhos automáticos não são indicados, pois as vezes são tão fortes que removem a primeira camada da pele. Máscaras e adesivos até podem ser utilizados, mas na verdade não funcionam. Eles não retiram o cravo desde a “raiz”, somente a parte superficial.

Por fim, tentar extrair os cravos direto e sem nenhuma preparação é a pior maneira e não deve ser feita nunca, já que, como falamos, sua pele irá ficar manchada e lesionada talvez para sempre.

Como prevenir o aparecimento de cravos?

O melhor jeito para prevenir cravos e até espinhas é ter consistência. Ou seja, criar uma rotina de skincare acaba sendo o ideal para não apenas prevenir tais lesões, como também manter sua pele hidratada e bem cuidada. Lavar o rosto de manhã e a noite é essencial, além de esfoliar de duas a três vezes na semana, dependendo do nível que possui.

Máscara para tirar cravos do nariz
Imagem de bridgesward por Pixabay

Como tirar cravos do nariz: Passo a passo

1. Limpeza

Lave bem o rosto com um sabonete facial de sua preferência e água morna, pode ser durante o banho também, pois isso faz com que seus poros dilatem.

2. Vaporização

A vaporização pode ser feita durante o próprio banho ou com uma bacia. Basta enche-la de água quente e ficar com rosto próximo por 15 minutos aproximadamente. Para potencializar o efeito cubra a cabeça e a bacia com uma toalha.

3. Esfoliação

Em seguida, realize a esfoliação. Dê preferência a produtos com grânulos mais finos, como cosméticos naturais e até mesmo café, farinha de arroz, etc. Isso porque, além de outros tipos poderem machucar a pele, os esfoliantes industrializados possuem mini bolinhas de plástico em sua composição. Ou seja, quando você utiliza esse tipo de produto você prejudica o meio ambiente, já que o plástico acaba sendo descartado no mar.

4. Extração

Seque a pele levemente e com um lenço esprema o cravo delicadamente. Não aperte muito e caso o cravo não saia depois de todo esse processo o indicado é procurar um profissional da área.

5. Hidratantes

Por fim, finalize com seu hidratante habitual, pois mesmo que sua pele seja oleosa, isso não significa que ela não precisa de hidratação. Pelo contrário, caso você não hidrate, o efeito rebote é certeiro. Efeito rebote, nesse caso, é quando sua pele não recebe o cuidado ideal e acaba produzindo ainda mais oleosidade. Dê preferência para texturas em gel, sérum ou gel-creme, com ativos como aloe vera, chá verde, própolis, camomila, ácido hialurônico, etc, visto que possuem efeitos calmantes.

Receitas para tirar cravos do nariz

Por mais que máscaras não retirem o cravo por completo, incluir algumas em sua rotina pode ajudar a controlar sua formação, além de manter sua pele hidratada e controlada.

Máscara de Argila Verde para tirar cravos do nariz

A argila verde possui propriedades antioxidantes, ideal para peles acneicas e com cravos, visto que auxilia na cicatrização, tem efeito calmante, regula as glândulas sebáceas, etc. Aplique a máscara duas vezes na semana.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • Água mineral.

Como fazer?

  1. Em um recipiente misture a argila e um pouco de água até formar uma pasta homogênea. Ela precisa ficar bem consistente, então se precisar aumentar um pouco da quantidade de cada ingrediente não tem problema.
  2. Aplique no rosto com as mãos ou um pincel, massageando com movimentos ascendentes.
  3. Deixe agir por 15 minutos e durante o processo pode borrifar um pouco de água termal ou comum.
  4. Enxágue bem e finalize com um hidratante facial de sua preferência.

Esfoliante de Café

Já falamos aqui sobre esfoliação com café. Ela possui muitos benefícios para pele acneica também, pois auxilia na diminuição da oleosidade.

Máscara de arroz

É um esfoliante junto com máscara, agindo bem sobre a pele sem agredir.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de óleo de coco;
  • 2 colheres (de sopa) de arroz.

Como fazer?

  1. Triture o arroz até virar um pó;
  2. Peneire para não ter pedrinhas;
  3. Misture com o óleo de coco até ficar homogêneo;
  4. Passe no rosto massageando com movimentos ascendentes;
  5. Deixe agir por 20 minutos;
  6. Enxágue bem e finalize com água micelar e um hidratante.

Bônus: Mais dicas para prevenir e tratar

  • Utilize sabonetes com ativos como ácido salicílico e enxofre, de manhã e a noite, como falamos.
  • Aplique tônicos faciais após a limpeza, pois ele reequilibra o PH natural, evitando que os poros fiquem obstruídos e consequentemente facilitando a penetração de cremes.
  • Após a esfoliação aplique as máscaras faciais.
  • SEMPRE utilize protetor, todos os dias.
  • Realize esses procedimentos durante a noite, pois assim sua pele descansa enquanto dorme, sem ter contato com poluição, sol, etc.

Cuidar da pele é muito bom, mas é importante lembrar que ela também precisa ser hidratada de dentro pra fora, ou seja, beba muita água! Além disso, crie uma rotina para ter resultados mais rápidos. E por fim, procure sempre um especialista para maiores orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *