Como fechar os poros do rosto em casa

Muitas pessoas sofrem com isso e aprender como fechar os poros do rosto é a solução para diversos problemas. Sim, não dá para acreditar que coisinhas tão pequenas podem causar tantos problemas, mas acredite: eles causam. Mas o que são os poros dilatados? Eles são aberturas pequenas na pele que atingem tanto homens quanto mulheres, sendo mais comum em pessoas com pele oleosa ou mista, oleosa somente na zona T (queixo, nariz e testa).

Por mais que eles não ofereçam nenhum risco à saúde, os poros dilatados incomodam devido à aparência e o aumento da oleosidade da pele. No entanto, é possível tratar e prevenir com alguns passos que podem ser feitos dentro de casa! É importante ressaltar, contudo, que a consulta ao dermatologista é fundamental para entender seu tipo de pele e como ela se comporta com determinados produtos naturais.

Como fechar os poros do rosto do começo?

O primeiro passo é entender que os poros se dilatam porque o excesso de óleo produzido pela nossa pele os preenche, fazendo então com que seu tamanho aumente.

Poros

E por que produzimos óleo em excesso? Diariamente nossa pele é exposta a diversos fatores externos, como sol, poluição e maquiagem. Esses fatores aliados à falta de cuidado com a pele fazem com que ela produza mais oleosidade acumulando resíduos nos poros e consequentemente dilatando os mesmos. Isso faz com que sua aparência seja ainda mais oleosa e menos uniforme.

A dilatação dos poros também pode estar relacionada à má alimentação, desequilíbrios hormonais, cremes e maquiagens não adequados para seu tipo de pele, hereditariedade, entre outros.

Além disso, os poros dilatados ainda podem surgir devido à falta de sustentação das paredes dos mesmos. Ou seja, conforme vamos envelhecendo nossa pele vai ficando mais flácida e dessa forma os poros ficam mais abertos.

Tipos de pele

Por mais que possa atingir todos os tipos de pele, principalmente no verão, os poros dilatados ocorrem com maior frequência em pessoas com a pele oleosa ou mista, na qual a oleosidade se concentra na zona T (testa, queixo e nariz). Por isso, todos devem aprender como fechar os poros do rosto.

Como fechar os poros do rosto em casa?

O ideal é consultar um médico dermatologista para que ele possa avaliar seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não. Além disso, realizar uma limpeza de pele profunda com um profissional da área também diminui sua aparência. Contudo, existem alguns cuidados que podem ser feitos na sua própria casa para melhorar o aspecto dos mesmos.

Limpeza: Lave o rosto com um sabonete indicado para seu tipo de pele. Em casos de pele oleosa o ideal é um sabonete que contenha ácido salicílico em sua composição.

Esfoliação: Realize a esfoliação com as receitas caseiras informadas ali embaixo. Caso queira comprar um esfoliante, prefira aqueles sem as microesferas de plástico. Isso porque no enxágue essas bolinhas vão para a rede de esgoto e por serem tão pequenas passam despercebidas no tratamento indo direto para rios, mares e por fim os oceanos. Faça a esfoliação priorizando a zona T, queixo, nariz e testa, mas sem esfregar!

Passo a passo para fechar os poros do rosto

Máscara Facial: Aplique uma máscara facial indicada para seu tipo de pele. Você pode fazer receitas caseiras ensinadas mais pra frente.

Tônico / Água Termal: A água termal irá fazer com que sua pele fique mais calma. Se não tiver, não tem problema. Você pode borrifar chá de camomila ou passar um tônico com propriedades calmantes.

Hidratação: Aplique seu hidratante habitual e indicado para sua pele.

Proteger: Como falamos, o ideal é realizar o procedimento à noite, mas nunca deixe de passar protetor solar ao acordar. Proteja sempre a sua pele.

Compressa: Uma dica bacana para fechar os poros do rosto é deixar uma bolsa térmica morna em cima dele por 3 minutos e logo em seguida uma compressa fria por 2 minutos. É ideal para fazer antes de passar maquiagem, pois com isso ela irá durar por mais tempo.

Esse passo a passo pode ser realizado 2 vezes por semana.

Receitas

Máscara de Argila Verde

A argila verde possui propriedades antioxidantes, ideal para peles oleosas, visto que “suga” a oleosidade, auxilia na cicatrização, tem efeito calmante, etc. Aplique a máscara duas vezes na semana.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila verde;
  • Água mineral.

Como fazer?

  1. Em um recipiente misture a argila e um pouco de água até formar uma pasta homogênea. Ela precisa ficar bem consistente, então se precisar aumentar um pouco da quantidade de cada ingrediente não tem problema.
  2. Em seguida, aplique no rosto com as mãos ou um pincel, massageando com movimentos ascendentes.
  3. Deixe agir por 15 minutos e durante o processo pode borrifar um pouco de água termal ou comum.
  4. Enxágue bem.
Máscara de argila verde para diminuir a oleosidade

Máscara de Café

Aqui falo sobre a máscara café para o rosto. O café possui agentes antioxidantes que purificam a pele, além de ativar a circulação. Sua esfoliação elimina as células mortas e aumenta a produção de novas.

Esfoliante a base de fubá

O fubá é super indicado para esfoliações naturais, visto que não apenas possui esferas regulares que não agridem a pele, mas também são biodegradáveis, dissolvendo-se completamente.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de fubá;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco.

Como fazer?

  • Misture os ingredientes até formar uma pasta;
  • Passe no rosto massageando com movimentos circulares e leves, sem esfregar para não machucar.
  • Enxágue com água morna ou fria.

Dicas extras sobre como fechar os poros do rosto

Rotina de cuidados

É preciso criar uma rotina de cuidados com a pele, pois com isso você irá tratá-la de forma preventiva e não apenas reativa. Veja algumas dicas para melhorar seus hábitos:

  • Se utilizar maquiagem, opte por opções oil free e não comedogênicas, evitando as versões em pó. Além disso, SEMPRE remova por completo utilizando primeiro o demaquilante e depois o sabonete.
  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Não seque o rosto esfregando a toalha, mas sim pressione levemente. Além disso, tenha uma toalha somente para ele. Caso consiga, deixe secar naturalmente.
  • Antes de aplicar qualquer máscara limpe a pele com um sabonete facial, depois dela aplique o tônico e finalize com um hidratante.
  • Opte por tônicos com efeitos calmantes, com ativos como aloe vera, camomila, entre outros.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Utilize produtos adequados para o seu tipo de pele.
  • Realize os tratamentos durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição, sol ou maquiagem.
  • Não esprema cravos e espinhas.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.

Por fim, a prática de exercícios físicos aliada à boa alimentação e ingestão de água pode ser fundamental para a oxigenação da pele, facilitando a penetração dos dermocosméticos. Por isso, crie uma rotina que se adeque ao seu dia a dia, pois assim você não terá preguiça de fazer. Com os resultados você irá ficar ainda mais motivada a continuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *