Como diminuir olheiras sem gastar muito

Aprender como diminuir olheiras é o desejo de quem sofre com elas e podem aparecer principalmente por influência genética, má circulação sanguínea e alergia. Sendo que alguns fatores que podem causá-las são estresse físico ou emocional, excesso de melanina, dormir mal, ingerir pouca água, fumar, má alimentação, choro, entre outros. Além disso, pessoas que desenvolvem manchas de sol com facilidade também podem sofrer com as olheiras, assim como quem possui flacidez na região dos olhos e descendentes de orientais, como os árabes.

No entanto, fique tranquilo, pois é possível diminuir as olheiras e preveni-las com ingredientes que você possui em casa.

Como diminuir olheiras e tipos

Para aprender como diminuir olheiras é preciso entender seus tipos:

Olheira profunda: coloração marrom claro e ocorre devido à estrutura óssea. Como a cavidade é mais profunda acaba criando uma sombra. É genética e pode ser tratada com preenchimentos e dermocosméticos.

Olheiras pigmentares: Sua pigmentação é marrom escuro e é um tipo de melasma. É consequência do acúmulo de melanina na pele fina do olho. Ocorre mais em peles morenas e a exposição solar piora a aparência. Pode ser tratada com peelings, laser e dermocosméticos depigmentantes.

Olheiras vasculares: Sua cor é mais puxada para o azul e aparece devido a alguma disfunção no sistema circulatório e retenção de líquidos. Também pode ocorrer por conta de estresse, cansaço e caso durma mal, deixando a região inchada. O tratamento vai desde luz pulsada, laser, cirurgias, dermocosméticos até drenagem linfática.

Olheiras sanguíneas: Tom arroxeado e é causada pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos, desidratação e rinite alérgica. O tratamento pode ser feito com luz pulsada dermocosméticos que ativam a circulação.

Olheira é a mesma coisa que bolsas?

Não! A bolsa embaixo dos olhos é causada pelo excesso de gordura combinado a flacidez, deixando sua aparência cansada e inchada, já as olheiras são pequenas manchas. É comum que haja confusão visto que as bolsas podem aumentar as olheiras, no entanto a primeira é resolvida de forma cirúrgica ao contrário da segunda.

Diminuir olheiras

Cuidados

É preciso atentar-se às olheiras quando se tornam frequentes e geram desconforto, já que isso é sinal de que é preciso procurar um médico dermatologista. No entanto, quando não são recorrentes não é preciso se preocupar.

Como prevenir as olheiras?

Não apenas realizar tratamentos estéticos é preciso também mudar seus hábitos, acredite quando digo que eles são mais poderosos do que você pensa.

Tenha uma boa noite de sono: todos os dias nossa pele é exposta a fatores externos prejudicais a ela e uma noite bem dormida é ideal para que ela se recupere também do cansaço. Quando isso não acontece a pele é prejudicada e consequentemente reflete no dia seguinte.

Dormir bem para diminuir olheiras

Hidrate-se: Consuma uma boa quantidade de água, pois assim sua pele será hidratada de dentro para fora. O ideal é ingerir 2 litros de água diários, mas isso pode variar de acordo com o peso de cada um.

Diminua a quantidade de sal: o sódio é uma das principais causas da retenção de líquido e consequentemente das olheiras. Por isso, além de ingerir bastante água diminua também o sal.

Reduza o álcool: assim como o sal, o álcool também contribui para a retenção de líquido.

Hidrate o rosto: a hidratação pode auxiliar a disfarçar as olheiras, aumentar a espessura da pele e melhorar sua saúde.

Como diminuir olheiras em casa

É possível realizar receitas caseiras para amenizar e diminuir as olheiras, no entanto é importante deixar claro que é necessário procurar um médico dermatologista para avaliar seu tipo de pele e olheira, principalmente em casos mais graves.

Rodelas de pepino

Como diminuir olheiras

Esse tratamento super antigo realmente funciona! O pepino possui flavonoides que são responsáveis por melhorar o aspecto das olheiras, acalmando os vasos sanguíneos. Basta colocar uma rodela em cada olho e deixar agir por 15 minutos.

Compressa com água gelada

A água fria faz com que os vasos sanguíneos contraiam e consequentemente diminui o inchaço. Basta enrolar um pano fino em uma pedra de gelo e passar levemente pela área por 3 vezes. Você também pode molhar o pano e colocar em cima dos olhos e deixar agir por 5 minutos.

Chá de camomila para diminuir olheiras

O chá de camomila possui agentes calmantes e antioxidantes, que auxilia no aumento da circulação e consequentemente diminuição das olheiras. Faça o chá normalmente utilizando dois sachês. Assim que ficar gelado molhe pedaços de algodão e deixe por cima do olho por 15 minutos.

Massagens faciais

É possível realizar uma drenagem facial com alguns movimentos simples. Veja abaixo a esteticista Renata França.

Máscara de argila branca

A argila branca é ótima para redução de manchas, podendo ser uma aliada poderosa contra as olheiras também. Aqui falamos sobre os benefícios e como fazer a máscara. Quando for aplicar tome cuidado para não encostar no olho e causar irritações.

Como diminuir olheiras em casa

Dicas

Para prevenir e cuidar das olheiras não basta apenas passar um creme, é preciso também ter uma rotina e se cuidar de verdade, pois só assim você terá uma pele saudável a longo prazo. Para isso:

  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Antes de aplicar qualquer máscara limpe a pele com um sabonete facial e depois dela aplique o tônico e finalize com um hidratante.
  • Nunca esfregue a pele.
  • Opte por tônicos com efeitos calmantes, com ativos como aloe vera, camomila, entre outros.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Utilize produtos adequados para o seu tipo de pele.
  • Realize os tratamentos durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição, sol ou maquiagem.
  • Não esprema cravos e espinhas.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.

Ter uma rotina é muito importante, mas acima de tudo deve-se ingerir bastante água, dormir bem, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios. Tire um momento do dia para se cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *