Benefícios da vitamina C para o rosto

Os benefícios da vitamina C para nossa saúde são diversos, mas você sabia que ela também é essencial para nossa pele? Além dos passos de limpeza, hidratação e proteção, a vitamina C deve estar presente na rotina de skincare de todas as pessoas que querem se cuidar. Isso porque ela pode prevenir o envelhecimento cutâneo, além de deixar a pele mais firme e macia graças ao seu auxílio na produção de colágeno.

Ela foi inserida na indústria dos cosméticos na década de 30, mas mesmo sendo um pouquinho antiga, ainda existem diversas dúvidas sobre seu funcionamento, como inseri-la na rotina, sua utilização e quais os benefícios da vitamina C para a pele.

Afinal, o que é e quais os benefícios da vitamina C?

Também chamada de ácido L-ascórbico, a vitamina C por mais essencial que seja, não é produzida pelo nosso organismo. Ou seja, é preciso consumi-la por meio de frutas como acerola e laranja, ou por meio de legumes como brócolis e espinafre. Os benefícios da vitamina C vão desde ativar a circulação sanguínea, melhorar a saúde dos ossos até aumentar nossa imunidade.

Benefícios da vitamina c para o rosto
Photo by Noah Buscher on Unsplash

Além de ingerir a vitamina C, ela também pode ser utilizada topicamente, por meio de hidratantes, gel, sérum, loções e máscaras, fornecendo diversas propriedades benéficas para nossa pele também.

Benefícios da vitamina C: Antioxidante

Como já falamos diversas vezes, todos os dias somos expostas a fatores externos, como poluição, sol e maquiagem. Tais agressões aumentam a formação de radicais livres, moléculas soltas de oxigênio dentro das células, que aceleram o envelhecimento celular e consequentemente o envelhecimento da pele.

Além disso, não adianta ficar dentro de casa sem maquiagem e contato com o sol, já que outros hábitos também podem influenciar os radicais, como fumar, excesso de álcool, ficar muito tempo no celular ou computador (luz azul), má alimentação, rotina estressante, noites mal dormidas, etc. Todos esses fatores combinados podem causar o envelhecimento precoce, então não pensei que um creminho aqui e outro ali vai te salvar, viu?

A vitamina C vem então para proteger a pele ao impedir a oxidação das moléculas e consequentemente a degradação da pele. Contudo, ela não fornece fotoproteção completa, por isso SEMPRE utilize o protetor solar.

Benefícios da vitamina C: Hidratação

Além de toda essa ação contra os radicais livres, um dos muitos benefícios da vitamina C é seu poder hidratante, já que ela impossibilita a perda de água para o ambiente, deixando a pele lisinha, suave e com um viço incrível.

Vitamina C hidratante

Benefícios da vitamina C: Combate as manchas

Por possuir ação clareadora, a vitamina C combate até mesmo as manchas mais escuras, como melasma e casos de hiperpigmentação, pois impede a produção de uma enzima responsável por formar a melanina. Além disso, ela também diminui manchas causadas por inflamações, como espinhas. E não para por aí! Graças à essas ações, a vitamina C consegue uniformizar o tom de pele e prevenir o aparecimento de novas manchas.

Vitamina C + protetor solar = combinação perfeita

A combinação desses dois produtos pode salvar sua pele! Isso porque aplicar a vitamina C antes do protetor potencializa seu efeito, protegendo ainda mais a pele contra os raios solares, além de prevenir manchas, envelhecimento e câncer de pele.

É pele firme que você quer?

A vitamina C estimula a produção de colágeno, principal agente responsável pela firmeza, sustentação e estrutura da pele. Além disso, a partir dos 25 anos sua produção cai 1% a cada ano, então o uso contínuo faz com que sua degradação diminua.

Além de todos os benefícios da vitaminca C citados acima, ela também ameniza rugas e linhas de expressão, agindo como anti-idade, ilumina, auxilia na regeneração da pele, possui propriedades anti-inflamatórias, pode ser utilizada em qualquer época do ano e muito mais.  

Tipos de pele

Outro dos benefícios da vitamina C é que ela pode ser utilizada em todos os tipos de pele. Mesmo que você tenha acne ou rosácea, lembre-se que ela age como um anti-inflamatório e pode auxiliar na diminuição dos mesmos. No entanto, é importante escolher o tipo certo de textura a ser utilizada, por exemplo, séruns e texturas em gel são mais indicados para esse tipo de pele. Se optar por cremes mais pesados, pode ser que a oleosidade aumente, não por conta da vitamina C, mas sim devido ao tipo de veículo utilizado.

Tipos de pele

Além disso, mais propensas à hiperpigmentação, as peles negras podem se beneficiar da vitamina C também.

Cuidados

Por mais que possa ser utilizada em todos os tipos de pele, o uso da vitamina C em grávidas, lactantes e pessoas que não estão em condições normais de saúde deve ser avaliado primeiro por um médico.

Como utilizar os benefícios da vitamina C?

Como falamos, a vitamina C pode ser incluída em sua rotina em qualquer época no ano, mas além disso saber como utilizá-la é essencial. O primeiro passo é consultar um dermatologista para identificar quais as necessidades reais de sua pele.

A vitamina C pode ser utilizada de manhã antes do protetor solar para potencializar os cuidados contra a radiação solar e poluição, tendo o efeito antioxidante. Já durante a noite, pode ser utilizada após a limpeza facial para tratamento de manchas, rugas e demais sinais de envelhecimento.

Concentração

Existem diversos tipos de concentração e por mais que seja dito que quanto mais alta for melhor é, isso acaba sendo em partes mentira.

Se você nunca utilizou vitamina C, sua pele não está acostumada com esse ativo, então caso comece com uma alta concentração, como 20%, sua pele terá resultados negativos. Isso acontece, pois a concentração mais alta pode acelerar o metabolismo das células. Por isso, o ideal é começar com concentrações mais baixas como 5 ou 10% para que sua pele se acostume aos poucos com a vitamina C. Com o tempo você pode ir aumentando o percentual com a ajuda e autorização de seu dermatologista.

Conservação

Agora que você já sabe como incluir os benefícios da vitamina C em seu dia a dia, é preciso aprender como cuidar desse super produto, certo?

A vitamina C é muito vulnerável, podendo oxidar quando exposta ao ar e luz constantes, ocasionando a redução de suas propriedades. Por isso, dê preferência a embalagens escuras ou a vácuo, como bisnagas. Além disso, não deixe a vitamina C em locais que recebem muita incidência de luz ou sol, muito menos em lugares quentes. Assim que utilizar a vitamina C feche imediatamente. Por fim, não toque o produto diretamente, ou seja, caso sua embalagem seja uma bisnaga, não rele sua ponta na pele. Tomados esses cuidados, a durabilidade de sua vitamina C será ainda maior.

Benefícios da vitamina C

É importante deixar claro que mesmo com essas ações, a vitamina C pode sofrer alterações de cor sem diminuir sua eficácia, chegando a um tom alaranjado. Então, se sua vitamina C já estiver mais escura, como um marrom e com textura e cheiro diferentes o ideal é suspender seu uso.

Combinações

Quando combinada a alguns outros ativos, os benefícios da vitamina C podem ser ainda maiores.

Vitamina E:­­ Também possui agentes antioxidantes e quando combinada à vitamina C, aumenta a produção de colágeno e a vitamina E mantém as ligações entre as fibras deles.

Ácido hialurônico: suas propriedades hidratantes junto a vitamina C aumentam a produção de colágeno.

Ácido ferúlico: auxilia no combate contra os radicais livres e potencializa a fotoproteção.

Resveratrol: Estimula a produção de antioxidantes pelo próprio corpo, aumentando ainda mais o combate aos radicais livres.

Ácido salicílico: Ideal para peles oleosas, já que estimula a renovação celular além de combater a oleosidade.

Indicações

É importante reafirmar que é imprescindível a consulta com um dermatologista para que ele indique a vitamina C ideal para seu tipo de pele. Contudo, abaixo seguem alguns exemplos para que você possa discutir com ele.

Para danos leves ou pessoas abaixo dos 30:

  • Serum 10 – SkinCeuticals
  • Active C10 La – Roche Posay
  • Antioxidante Hidratante – Sallve
  • Complexo Vitamina C – Payot

Danos visíveis ou 30+

  • C E Ferulic – Skinceuticals
  • Pure C 20 – AdaTina

Manchas escuras

  • Phloretin CF SkinCeuticals

Para a área dos olhos

  • Ivy C Olhos – Mantecorp
  • C-Supérieur – Roc

Os benefícios da vitamina C podem ajudar muito em sua rotina de cuidados. Seu preço não é o mais acessível, mas vale a pena o investimento. Lembre-se de começar com concentrações mais baixas e consultar seu dermatologista. Além disso, ter uma rotina saudável com noites bem dormidas, alimentação balanceada e a prática de exercícios pode potencializar ainda mais os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *