Benefícios da Argila Verde + Receita Especial

Os Benefícios da Argila Verde são diversos e não atoa é a queridinha do momento principalmente das peles oleosas e acneicas. Conhecidos há muitos e muitos anos nas civilizações antigas, os Benefícios da Argila Verde eram utilizados para fins medicinais, principalmente para curar ferimentos e atualmente presente na rotina de skincare de muitas pessoas. É originária de rochas vulcânicas, possuindo substâncias como cálcio, potássio, silício, ferro e magnésio em sua composição.

Mas não pense que é somente para quem tem dinheiro. Um dos Benefícios da Argila Verde é ter um preço acessível e render muito! Isso porque para utilizá-la basta acrescentar um pouco de água até formar uma pastinha. Aliás, mesmo que seja indicada mais para peles oleosas, peles mistas e normais também podem usufruir dos benefícios.

Benefícios da Argila Verde

Para compreender os Benefícios da Argila Verde é preciso entender como ela funciona. Além dos compostos citados acima, ela também possui zinco e oxigênio, substâncias orgânicas que ao entrarem em contato com a pele funcionam como antioxidantes, diminuindo a produção da oleosidade além de possuir ação cicatrizante, calmante e anti-inflamatória.

Outro dos Benefícios da Argila Verde é que por ser antioxidante ela combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, assim como forma uma barreira contra esses mesmos radicais, causados pela poluição, sol, entre outros.

A Argila Verde além de controlar a oleosidade e consequentemente a formação de cravos e espinhas, também diminui a aparência dos famosos poros dilatados. Assim como elimina o excesso de bactérias, acalma até mesmo as peles sensíveis e combate fatores como poluição com sua ação antioxidante.

Ela também pode ser utilizada como um esfoliante, eliminando células mortas e estimulando a renovação celular. Aliás, por possuir PH neutro, ela também age como um adstringente e tonificante, assim como revitaliza e firma a pele.

Por mais que seja utilizada principalmente no rosto, a argila verde pode ajudar outras partes do corpo. Isso quer dizer que caso você esteja com dor muscular ou nas articulações, o ideal é aplicar a argila verde no local, já que sua ação anti-inflamatória e calmante ajuda a melhorar a circulação sanguínea e até mesmo dores abdominais. Parece até mágica, né?

E como falamos ali em cima, a argila verde firma a pele. No entanto, não é apenas a pele do rosto, sendo muito utilizada em tratamentos estéticos para diminuição de celulites, suavização de estrias e queima de gordura localizada.

Super fácil de fazer, é ideal utilizá-la ao final do dia e depois de um banho quentinho, pois além de acalmar a pele, acalma a mente. Por isso, tire um tempo pra você. Auto cuidado é tudo!

Tipos de Pele

Existem vários tipos de argila para utilizar, mas em específico, a argila verde é ideal para peles oleosas, acneicas e com cravos. No entanto, mais um dos Benefícios da Argila Verde é que ela pode ser utilizada com o intuito de uniformizar o tom de pele e retirar manchas, assim como em peles mistas, normais e sensíveis. Aliás, é imprescindível que, independente do tipo de pele, seja utilizado um hidratante posteriormente e caso faça de dia passe também o protetor solar.

Benefícios da Argila Verde: Como utilizar?

A argila verde é encontrada em pó e para obter seus benefícios, basta misturar com água mineral ou soro fisiológico. Por já possuir grande quantidade de nutrientes, não é necessário misturá-la em cremes industrializados. Além disso, outra dica importante é utilizar recipientes de vidro ou cerâmica e nunca pegar com metal ou mãos, pois estes podem modificar os minerais presentes na argila.

Cuidados

A argila verde não possui nenhum tipo de contraindicação, mas é ideal ter certeza de que não possui alergia a qualquer um dos componentes presentes.

Caso a pele não seja hidratada corretamente após a aplicação da argila, ela irá ressecar e até mesmo aumentar a quantidade de acne, ocorrendo assim o famoso efeito rebote. Nesse caso, ele aparece porque todos os tipos de pele precisam da hidratação adequada, e quando isso não ocorre a pele entende que precisa produzir ainda mais oleosidade aumentando assim os cravos e espinhas.

Como Obter os Benefícios da Argila Verde

Super simples de ser feita, a máscara facial de argila verde é ideal para obter seus benefícios.

Para fazer basta misturar 1 colher de sopa de argila com um pouco de água. O indicado é acrescentar a água aos poucos para que ela não se torne um líquido, a textura recomendada é bem pastosa. Lembre-se de utilizar potes e espátulas que não sejam de metal e nem utilize as mãos.

Benefícios da Argila Verde para o Rosto
Imagem de dungthuyvunguyen por Pixabay

Aplique no rosto evitando áreas como lábios, pálpebras e muito perto dos olhos. Em seguida, deixe agir de 15 a 20 minutos. Observe conforme a máscara for secando, já que não é correto deixa-la no rosto por muito tempo quando já estiver seca.

Tutorial

Realizar esse tutorial pode te ajudar com a rotina de skincare.

Limpeza

Lave o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele e com água fria (também pode ser morna, mas nunca quente).

Aplicação

Aplique a máscara conforme ensinamos ali em cima e deixe agir por 20 minutos. Você pode também borrifar um pouco de água termal durante o processo, mas nunca ultrapasse os 20 minutos.

Enxágue

Enxágue abundantemente e certifique-se de que retirou toda a máscara. Assim como o primeiro passo, no enxágue também utilize água fria ou morna. Seque o rosto delicadamente, mas se puder deixe secar naturalmente.

Tonificar

Utilize um tônico de sua preferência para retirar todos os resíduos da máscara, optando por aqueles com ação calmante.

Hidratação

Finalize com o hidratante ideal para seu tipo de pele. Lembre-se que caso não hidrate corretamente, você terá o efeito contrário do esperado.

Dicas

Benefícios da Argila Verde para a Mente
Reprodução do Instagram: https://www.instagram.com/p/B-vRWfVgM7R/
  • Como a máscara “suga” a oleosidade, quando retirá-la pode ser que sua pele fique um pouco sensível e repuxada. Isso é normal, mas hidrate logo em seguida.
  • Se puder, aplique a máscara durante a noite, pois assim sua pele irá descansar e não terá contato com agentes tóxicos como poluição ou sol.
  • Acrescentar 2 gotas de óleo de melaleuca ou Tea Tree pode potencializar ainda mais o efeito da máscara.
  • Realize esse procedimento no máximo 2 vezes na semana em caso de peles bem oleosas. Peles normais ou mistas podem receber a máscara uma vez por semana.

Bônus: Máscara de Argila Verde com Aloe Vera

A babosa possui ação calmante e anti-inflamatória combatendo inchaços, vermelhidão e machucados. A combinação da argila e babosa é ótima, pois promove uma sensação refrescante e calmante ao mesmo tempo.

  • Misture uma colher (de sopa) de argila verde com uma colher de gel de babosa.
  • Aplique na pele limpa e deixe agir por 20 minutos e enxágue bem ao final.

Incluir os Benefícios da Argila Verde em sua rotina de skincare é ótimo, pois seus efeitos são visíveis em pouco tempo de uso. Lembre-se sempre de alinhar seus cuidados com uma boa alimentação e ingerir bastante água. O conjunto desses fatores é essencial para uma pele bem cuidada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *