Benefícios da Argila Branca: Descobrindo seus segredos

Os Benefícios da Argila Branca se tornaram muito conhecidos devido às aplicações na rotina de skincare de grande parte das pessoas. Isso porque ela é um forte agente de iluminação da pele deixando-a macia, viçosa e muito suave.

Sua origem, diferente da argila verde, é de rochas sedimentares sílico-alumínicas. Ou seja, ela é rica em sílica, alumínio, magnésio, manganês e caulinita. Graças a esse último, a argila branca também é conhecida como “caulim” ou “kaolin”.

Entenda todos os Benefícios da Argila Branca para incluí-la o mais rápido possível em sua rotina. Digo isso, porque seu pH é muito próximo ao da pele tornando-se assim a argila mais suave de todas. Isso faz com que ela possa ser utilizada em diversos tipos de pele, como explicaremos mais pra frente.

Benefícios da Argila Branca

Um dos principais Benefícios da Argila Branca é que ela possui diversas utilidades e suas aplicações mais comuns são para hidratar a pele, uniformizar seu tom e limpar profundamente o couro cabeludo. Sim, a argila branca pode ser usada no cabelo!

Há quem diga que a argila branca é somente para iluminar, no entanto ela também pode ser utilizada como um esfoliante desobstruindo os poros e consequentemente reduzindo a oleosidade da pele. Isso sem ressecar, hein! Assim ela cicatriza a acne e acalma a pele por sua ação anti-inflamatória.

Argila Branca para o Rosto

Além disso, ela revitaliza e suaviza a pele clareando até mesmo as manchas mais escuras como melasma ou manchas solares. Ela também age como um peeling natural e leve que estimula a produção de novas células, uniformizando assim seu tom.

Os Benefícios da Argila Branca no cabelo, assim como no rosto são o aumento do brilho devido à sua ação hidratante, pois repõe a queratina perdida, elimina substâncias tóxicas do cabelo, como por exemplo a oleosidade, e é indicada para todos os tipos de cabelo, mas principalmente aqueles danificados por tintura ou outros tipos de química como alisamento.

Tipos de Pele

Para obter os Benefícios da Argila Branca é preciso saber se ela é ideal para seu tipo de pele, pois caso contrário irá piorar o estado e até mesmo causar lesões. A boa notícia é que ela pode ser usada em peles acneicas e oleosas, já que absorve seu excesso. Ela também pode ser incluída na rotina das peles maduras ao diminuir manchas e peles sensíveis, pois possui agentes calmantes. Por fim, peles secas ainda que utilizem em menor periodicidade, podem aproveitar os Benefícios da Argila Branca, visto que “suga” a oleosidade, mas não desidrata. Como falamos, o pH da argila branca é muito parecido com o da pele, então pode ser utilizado em todos os tipos.

Como obter os benefícios da argila branca?

Os Benefícios da Argila Branca podem ser adquiridos com ela pura, ou seja, em pó junto com um pouco de água para uma máscara facial. Então não é ideal misturá-la com outros cremes hidratantes.

Além disso, utilize recipientes de vidro ou cerâmica e nunca pegue com metal ou mãos, já que estes podem modificar os minerais presentes na argila.

Periodicidade

Para peles mais oleosas a máscara deve ser feita toda semana para absorver todos os Benefícios da Argila Branca. No entanto, peles mais secas ou sensíveis podem ter um maior espaçamento, sendo ideal realizar o procedimento a cada 15 dias mais ou menos. Já no cabelo o ideal aplicar a máscara a cada duas semanas, pois o excesso pode ressecar o cabelo demasiadamente.

Benefícios da Argila Branca
Reprodução do Instagram – https://www.instagram.com/p/B_SwthylkTJ/

Cuidados

Por não ser tóxica a argila branca pode ser utilizada por qualquer pessoa, mas sempre tomando os devidos cuidados. Por isso, o ideal é consultar um especialista da área para confirmar se sua pele está apta para receber a máscara.

Além disso, após retirar sempre utilize um hidratante adequado para sua pele!

Como preparar?

Para obter os Benefícios da Argila Branca misture 1 colher de sopa de argila com um pouco de água mineral ou soro fisiológico. O indicado é acrescentar a água aos poucos para que ela não se torne um líquido, a textura recomendada é bem pastosa. Lembre-se de utilizar potes e espátulas que não sejam de metal e nem utilize as mãos.

Aplique no rosto evitando áreas como lábios, pálpebras e muito perto dos olhos. Em seguida, deixe agir de 15 a 20 minutos. Observe conforme a máscara for secando, já que não é correto deixa-la no rosto por muito tempo quando já estiver seca.

Tutorial

Realizar esse tutorial pode te ajudar com a rotina de skincare.

Limpeza

Lave o rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele e com água fria (também pode ser morna, mas nunca quente).

Limpeza da Pele

Aplicação

Aplique a máscara conforme ensinamos ali em cima e deixe agir por 20 minutos. Você pode também borrifar um pouco de água termal durante o processo, mas nunca ultrapasse o tempo indicado.

Enxágue

Enxágue abundantemente e certifique-se de que retirou toda a máscara. Assim como o primeiro passo, no enxágue também utilize água fria ou morna. Seque o rosto delicadamente, mas se puder deixe secar naturalmente.

Tonificar

Utilize um tônico de sua preferência para retirar todos os resíduos da máscara, optando por aqueles com ação calmante.

Hidratação

Finalize com o hidratante ideal para seu tipo de pele. Lembre-se que caso não hidrate corretamente, você terá o efeito contrário do esperado.

Benefícios da argila branca para o cabelo

Além dos benefícios citados anteriormente, a argila branca também auxilia no crescimento dos fios provocando a oxigenação do bulbo capilar. Também pode agir como antirresíduo, bactericida e desintoxicante. Veja abaixo como utilizá-la.

Assim como na máscara para o rosto utiliza-se somente água, no cabelo é a mesma coisa. É só passar o shampoo, em seguida aplicar a máscara por todo o cabelo e massagear o couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos, enxágue bem e passe o condicionador. Por fim, finalize com um leave-in.

Dicas Extras

  • Lave o rosto todos os dias quando acordar e antes de dormir. Além disso, utilize água morna ou fria, nunca quente.
  • Antes de realizar qualquer procedimento lave bem as mãos para não contaminar a mistura ou sua pele.
  • Aplique a máscara durante a noite, pois enquanto dorme sua pele irá descansar sem contato com poluição ou sol.
  • Utilize protetor solar todos os dias.
  • Consulte sempre um médico para entender qual seu tipo de pele e quais produtos ela pode receber ou não.

A argila branca é super benéfica, fácil de encontrar e utilizar. Mas atente-se para a hidratação de dentro pra fora também. Para isso é preciso ingerir bastante água, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios. Alinhar as dicas acima com esses hábitos fará com que sua pele esteja sempre saudável e sem o efeito Cinderella (por apenas uma noite). Quer aprender mais sobre os tipos de argila? Veja também os benefícios da argila verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *