Babosa no Rosto: Benefícios, receitas + bônus

A Babosa no Rosto é conhecida desde a época de nossas avós. Por possuir poderes cicatrizantes e desintoxicantes é considerada uma ótima aliada, não somente para a pele, mas também para nosso organismo e cabelo.

A babosa possui mais de 300 derivações, sendo que a Aloe Vera é a mais conhecida delas. Possui origem africana e faz parte da família das suculentas, sendo muito utilizada para fins medicinais, tratando queimaduras, inflamações, machucados e também podendo ser ingerida para substituir o vermífugo, assim como para fortalecer o sistema imunológico.

Essa planta é realmente poderosa, visto que até Cleópatra a utilizava em seus cuidados, sendo considerado esse um dos grandes segredos de sua beleza. Além disso, soldados de Alexandre, o Grande a transportavam para ser auxiliar nos primeiros socorros. Não se sabe ao certo como ela chegou no Brasil, mas acredita-se que foi por meio dos escravos traficados na época da colonização.

Babosa no Rosto: Propriedades

Benefícios da Babosa
Photo by pisauikan on Unsplash

A babosa é rica em água, vitaminas A, C, E e diversas do complexo B, como B1, B2, B3, B6, B12 e B13, nutrientes e minerais como magnésio, cálcio, potássio e zinco, muito benéficos para a pele. Com propriedades desintoxicantes, hidratantes e antioxidantes também pode ser utilizada para tratar machucados e picadas de insetos, auxilia na cicatrização, tratamento de queimaduras e queimaduras solares, assim como possui ação anti-inflamatória.

Babosa no Rosto: Benefícios

A Babosa no Rosto é essencial para quem quer hidratar a pele e consequentemente evitar ressecamento. Não é atoa que é utilizada como base em diversos cosméticos, como cremes, loções e pomadas. Além disso, por conter ação antioxidante combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento de rugas.

Ela também ameniza manchas, assim como auxilia na cicatrização e marcas de espinha. Como possui ação anti-inflamatória, auxilia no tratamento de acnes e queimaduras solares, acalmando e hidratando a pele de dentro pra fora. Aliás, a babosa aumenta a elasticidade da pele, uniformiza o tom de pele, pois diminui manchas escuras, causa bem-estar, pois é muito refrescante e realiza uma limpeza profunda, podendo ser utilizada até mesmo como removedor de maquiagem.

Vale ressaltar que os benefícios da babosa vão além e auxiliam na hidratação do cabelo também, veja mais aqui. Assim como pode diminuir estrias e celulite, auxiliar em dores musculares, gripe, insônia, prisão de ventre e outros problemas digestivos.

Como utilizar?

A babosa pode ser utilizada de várias maneiras, como pura no formato de gel, óleo e inclusive misturada com outros produtos, como máscaras, cremes e ingredientes naturais.

Babosa no Rosto

Mas como saber se a babosa já está boa para ser utilizada? Primeiro, escolha uma folha próxima do chão, pois se estiver mais pra cima, significa que ainda não está madura. Ela tem que ser mais grossa e bem verde. Em seguida, corte com uma faca a folha desejada bem próximo do “tronco” para não perder suas propriedades ou machucar a planta.

Para obter o gel da babosa, corte primeiro os espinhos na parte lateral da folha e depois descasque com uma faca retirando o gel com uma colher. Aliás, a quantidade ideal para ser utilizada no rosto deve ser de 5 cm de folha para assim evitar desperdícios.

O armazenamento pode ser feito na geladeira, mas para isso é preciso envolver a folha em um papel filme bem enrolado para evitar que suas propriedades sejam perdidas.

Tipos de pele

A babosa pode ser utilizada em qualquer tipo de pele, no entanto é necessário tomar alguns cuidados. Se possuir alergia evite o uso da Babosa no Rosto, assim como se estiver com queimaduras graves. Além disso, caso esteja com a pele muito ressecada o ideal é combiná-la a outros ingredientes como mel e óleos vegetais como o de coco e gergelim.

Se ao utilizar Babosa no Rosto surgir alguma irritação suspenda seu uso de imediato, pois pode ser alguma alergia que você não sabia da existência.

Receitas

É importante deixar claro que não é indicado dormir com a Babosa no Rosto, mas fazer a máscara antes de dormir é ideal, pois durante a noite a pele irá absorver melhor as propriedades.

Babosa no Rosto

A babosa pura no rosto já promove ação calmante e hidratante. Veja como utilizá-la a seu favor.

  1. Lave o rosto com seu sabonete habitual;
  2. Faça uma leve esfoliação e enxágue bem;
  3. Retire o gel da babosa e deixe de molho em uma vasilha com água por 3 minutos;
  4. Bata no liquidificador (também pode amassar com o garfo);
  5. Aplique no rosto com movimentos ascendentes e deixe agir por 30 minutos;
  6. Enxágue bem e finalize com um creme hidratante de sua preferência.
Benefícios Babosa no Rosto

Babosa no rosto com óleo de coco e mel

Caso o cheiro da babosa seja muito forte pra você, combiná-la com ingredientes como óleo de coco e mel não apenas oferece um aroma mais agradável, como também potencializa os efeitos da hidratação.

Ingredientes

  • 5 centímetros da folha de babosa;
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de mel.

Como fazer?

  1. Retire o gel da babosa e coloque no liquidificador;
  2. Acrescente o óleo de coco e o mel e bata até se tornar uma mistura homogênea;
  3. Lave o rosto com seu sabonete;
  4. Aplique no rosto com movimentos circulares e massageando levemente;
  5. Deixe agir por 1 hora;
  6. Enxágue bem e por fim aplique seu creme hidratante.

Babosa com Leite para clarear manchas

O leite junto à babosa irá potencializar os efeitos contra as manchas uniformizando o tom de pele r também suavizando linhas de expressão.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) do gel da babosa;
  • 2 colheres (de sopa) de leite.

Como fazer?

  1. Misture bem os ingredientes (se quiser, pode bater no liquidificador);
  2. Lave o rosto e seque suavemente;
  3. Aplique a mistura massageando sua pele;
  4. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.
  5. Finalize com um hidratante.

Babosa para peles maduras

A argila vermelha unida com óleo mosqueta e babosa se torna um ótimo aliado para tratar e hidratar peles maduras e muito secas, prevenindo também as linhas de expressão.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) do gel da babosa;
  • 1 colher (de sopa) de argila vermelha;
  • 4 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Como fazer?

  1. Lave o rosto normalmente e seque suavemente;
  2. Aplique a máscara com o auxílio de um pincel ou espátula;
  3. Aguarde até a máscara ficar totalmente seca;
  4. Enxágue bem e aplique um hidratante de sua preferência.

Babosa para peles oleosas e acneicas

A argila verde é ótima para purificar a pele, secando espinhas, removendo o excesso de oleosidade e com ação adstringente. Combinada com a babosa pode ser feita semanalmente para eliminar acnes e diminuir oleosidade.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) do gel da babosa;
  • 1 colher (de sopa) de argila verde.

Como fazer?

  1. Misture bem os ingredientes;
  2. Aplique a máscara com um pincel ou espátula;
  3. Deixe agir até que a máscara fique seca;
  4. Enxágue com água fria e finalize com um hidratante.

Babosa anti-idade

O pepino já é muito conhecido nos cuidados com a pele, sendo rico em vitaminas A, C e E. A junção dos ingredientes irá hidratar profundamente a pele, estimular a produção de colágeno e consequentemente prevenindo o envelhecimento.

Ingredientes

  • 5 centímetros da folha de babosa;
  • 5 centímetros de pepino cortados e descascados.

Como fazer?

  1. Bata no liquidificador até se tornar uma mistura homogênea;
  2. Lave o rosto e aplique a mistura delicadamente;
  3. Deixe agir por 20 minutos;
  4. Enxágue e finalize com um creme hidratante.

Receita plus

Esse creme para o corpo será uma bomba hidratante para sua pele, além de diminuir visivelmente celulites. Essa receita pode ser aplicada até 4 vezes na semana de forma alternada.

Ingredientes

  • ½ xícara (de chá) de babosa;
  • 1 colher de azeite de oliva extravirgem;
  • ½ polpa de abacate;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de amêndoas;
  • 3 gotas de óleo de rosa mosqueta.

Como Fazer?

  1. Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar homogênea;
  2. Assim que terminar o banho utilize a bucha vegetal em movimentos circulares na perna, até ficar um pouco avermelhada;
  3. Logo em seguida aplique o creme e faça movimentos circulares sempre massageando;
  4. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna;
  5. Finalize com seu creme hidratante habitual.

Você pode utilizar a babosa de várias formas a seu favor, basta seguir as receitas e inovar em casa também, claro que tomando os devidos cuidados. Utilizá-la também como removedor de maquiagem é super simples e benéfica para sua pele. Basta aplicar o gel no algodão e passar delicadamente em seu rosto.

Portanto, vale a pena reforçar que o ideal é realizar as receitas no período noturno, mas sem dormir com a mistura no rosto. Além disso, como sempre falo, é preciso manter a consistência, realizando as receitas ao menos toda semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *