Massagem nos pés relaxante para dormir bem

A massagem nos pés é muito relaxante e pode nos ajudar depois de um dia estressante e cansativo no trabalho ou faculdade. Ela aumenta a sensação de bem-estar físico e também emocional, devido aos pontos específicos que possuímos nos pés que por meio da reflexologia alivia toda a tensão. Por mais que o ideal seja procurar um profissional da área para realizar a reflexologia, uma massagem nos pés pode ser feita em casa por você.

Se você está com uma rotina estressante e cansativa… Aliás, quem disse que precisamos justificar uma massagem nos pés? Podemos fazer pelo simples fato de querer e merecer, certo? Por isso, aprenda como realizar essa mágica em casa e ter um cuidado especial com você mesmo.

Por que fazer massagem nos pés?

Todos os dias nossos pés são responsáveis por sustentar nosso corpo, seja para fazer uma caminhada, correr, fazer musculação ou simplesmente levantar do sofá e pegar um copo d’água. Além disso utilizamos em grande parte do tempo sapatos fechados que podem impedir a ventilação e até mesmo circulação, fazendo com que haja certo desconforto no final do dia.

Por muitas vezes deixamos de lado os cuidados com essa parte tão importante de nosso corpo esquecendo o quão essencial ela pode ser. Aliás, você sabia que fazer uma massagem relaxante nos pés além de diminuir dores também afeta outras partes de nosso organismo?

Entendendo a massagem nos pés

A massagem nos pés não é apenas passar as mãos, mas existem diversos estudos e comprovações de pontos que podem auxiliar em muitos casos. A utilização de tais pontos é chamada de acupressão.

A acupressão é originária da tradicional medicina chinesa e muito utilizada para aliviar dores em geral por meio da pressão em pontos específicos do corpo, como pés, mãos e braços. Isso porque, para a medicina tradicional chinesa nesses pontos específicos é que está o encontro energético entre veias, nervos, artérias e canais vitais ligados com todo o restante do organismo. Alguns dos principais pontos no pé são:

Yang que corre: Localizado na parte de cima do pé, entre o dedão e o segundo dedo a mais ou menos 4 cm de distância de ambos. Auxilia no alívio de dores de cabeça, vista cansada e câimbras, além de aumentar a concentração. O ideal é manter pressionado por 1 minuto.

Ponto Yong Quan: Está no meio da sola do pé entre o segundo e o terceiro dedo. Esse ponto estimula o rim, além de aliviar estresse, ansiedade e dor de cabeça. Mantenha pressionado por 1 minuto com a ponta dos dedos.

Ponto San Yin Jiao: Aproximadamente 4 dedos acima do tornozelo, o ponto pode auxiliar no alívio de cólicas menstruais, se pressionado por 1 minuto.

Ponto Kun Lun: Localizado na parte mais funda do tornozelo, o ponto Kun Lun deve ser pressionado por 1 minuto para diminuir a dor nas costas.

Como fazer massagem nos pés?

Os pontos de acupressão combinados a uma massagem nos pés pode ser ideal para fazer antes de dormir e relaxar completamente. Além disso, movimentos de massagem ativam a circulação sanguínea bombeando mais sangue para o corpo.

Tutorial passo a passo

1: Escolha um bom hidratante para que sua mão deslize com facilidade e de forma suave. Óleos essenciais também podem ser incríveis, já que além de serem terapêuticos têm um cheiro ótimo.

2: Se for fazer massagem em alguém, deite-o na cama. Se for massagear você mesmo, sente-se em uma posição confortável.

3: Com as mãos abertas abrace o pé e faça movimentos do calcanhar até a ponta dos dedos. Repita o movimento por 5 vezes, começando leve e aumentando a intensidade aos poucos.

4: Segure o pé com uma das mãos e deixe-o virado para cima. Com a palma da outra mão empurre levemente os dedos do pé para trás e segure por 15 segundos.

5: Com os polegares das duas mãos faça movimentos circulares por todo o pé, fazendo uma leve pressão. Repita por três vezes, indo de um lado para o outro.

6: Abrace calcanhar faça movimentos circulares por 10 vezes;

Cansou? Nada disso! Continue!

7: massageie o tendão de aquiles com o polegar e indicador por 5 vezes.

8: Com as mãos esticadas e os dedos unidos, faça uma leve pressão em todo o tornozelo e faça movimentos que percorram a lateral do pé do começo ao fim por aproximadamente 1 minuto.

9: Com as mãos abraçando a parte de cima do pé, faça movimentos para frente e para trás por 1 minuto.

10: Massageie os dedos dos pés, puxando cada um levemente e depois abrace-os com movimentos rotacionais.

11: Com a palma da mão esticada faça movimentos para frente e para trás por 10 vezes.

12: Abrace os pés com as duas mãos e “puxe-o” pra cima por 5 vezes.

13: Por fim, gire os tornozelos para dentro e para fora e pronto! Agora é só aproveitar uma boa noite de sono!

Depois de realizar esses passos, faça a mesma coisa no outro pé.

Além da massagem, se o seu pé estiver muito ressecado você pode fazer uma super hidratação e um escalda pés. Aqui ensinamos como eliminar os pés rachados.

Dicas

Além da massagem, você pode tomar alguns cuidados com seus pés:

  • Antes de dormir faça uma massagem rápida com óleo de coco e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Além de hidratá-los, você vai ter uma noite de sono profunda;
  • Realize uma esfoliação toda a semana para remover as células mortas e estimular a produção de novas;
  • Evite utilizar sapatos apertados e muito fechados por um longo período de tempo;
  • Em casa de preferência para chinelos pantufa, pois estes permitem que o pé respire sem dificuldade;
  • Assim como você hidrata o corpo e o rosto, hidrate também seus pés.

Combinando a massagem nos pés com as dicas acima não apenas sua aparência irá melhorar, mas ele também será saudável. Sim, os pés precisam de cuidados. Não se esqueça disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *