Como fortalecer as unhas com receitas caseiras simples

Como fortalecer as unhas é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, visto que as unhas fracas são um problema super comum com diversos motivos. Além de incomodar devido à estética, as unhas fracas podem ser um sinal de que alguma coisa não está indo bem. Unhas amareladas, com risquinhos brancos, manchadas ou roxas são reflexo da falta de alguns elementos em nosso organismo, que podem causar doenças pulmonares, renais, hormonais e até mesmo cardíacas.

No entanto, mesmo em casos mais simples também não se deve deixar de receber atenção para não agravar futuramente. Por isso, nesse post você vai encontrar algumas dicas para aprender como fortalecer as unhas. É importante deixar claro que se elas continuarem fracas o ideal é procurar um médico.

Como fortalecer as unhas do começo

É preciso primeiro entender quais os motivos que podem deixar suas unhas fracas e os principais deles são:

Produtos de limpeza

O uso frequente de produtos de limpeza sem a proteção adequada pode ressecar as mãos e as unhas, consequentemente deixando-as mais fracas.

Produto de limpeza enfraquece a unha

Acetona

A acetona também pode contribuir para a fraqueza das unhas se usada constantemente. Por isso, prefira as opções menos agressivas como o removedor sem acetona­.

Roer unhas

Esse péssimo hábito com certeza irá tornar suas unhas mais frágeis, já que causa microtraumas que facilitam a quebra.

Má alimentação

A falta de nutrientes ocasiona em unhas fracas, então a ingestão de alimentos ricos em ferro, zinco, selênio, vitamina B e D é fundamental para o fortalecimento do organismo e consequentemente de unhas, pele e cabelo. Veja alguns exemplos desses alimentos:

Ferro: Carnes vermelhas, peixes, beterraba, feijão, vegetais verdes;

Zinco: Semente de linhaça, camarão, chocolate amargo, leite integral, castanha de caju;

Selênio: Castanha do Pará, arroz, repolho, clara de ovo, alho;

Vitamina B: Amendoim, cereais enriquecidos, peixe, salmão, aveia;

Vitamina D: Sardinha, bife de fígado, atum, gema de ovo, cogumelos.

Hipo ou hipertireoidismo

No hipotireoidismo o metabolismo diminui e consequentemente o transporte de boas substâncias para o corpo também. Já no hipertireoidismo o aumento da produção de hormônios ocorre, assim como as unhas. Em ambos os casos, as unhas ficam frágeis sem saúde.

Doenças dermatológicas

Doenças causadas por fungos, como a psoríase, podem descamar a unha, além de deixa-las quebradiças e fracas. Por isso, se reparar que suas unhas estão assim, consulte um dermatologista.

Anemia

Em casos mais graves, a anemia pode ser uma das causas das unhas frágeis. Isso porque ocorre a diminuição da quantidade de oxigênio transportada para o organismo.

Como fortalecer as unhas em casa?

Para aprender como fortalecer unhas em casa é preciso além de receitas, uma pequena mudança de hábito.

Luvas

Para tarefas domésticas, como lavar a louça, o banheiro ou limpar a casa, opte por utilizar luvas específicas. Contato direto com a água e produtos de limpeza com composição química, como falamos, enfraquece as unhas. Por isso, proteja elas sempre.

Alimentação balanceada

Tenha uma alimentação balanceada e dê preferências para alimentos como ovo, leite, gelatina, e vegetais escuros, como o abacate, couve, fígado, batata doce roxa, além dos alimentos citados lá em cima.

Ingestão de água

É fundamental hidratar-se de dentro pra fora, por isso aliada a alimentação equilibrada consuma bastante água e pratique exercícios. Isso irá deixar você mais disposta e saudável e consequentemente com as unhas mais fortes.

água para fortalecer as unhas

Hidrate a área

A aplicação de cremes específicos para mãos e unhas auxilia na retenção de água na região, deixando-as hidratadas e fortes. Se quiser e puder, combine com seu hidratante cremes específicos para as unhas. Estes podem ser encontrados em farmácias e supermercados.

Removedor

Em vez da acetona comum, dê preferência para removedores sem acetona, já que ela agride as unhas por sua composição química. Além disso, dê um tempo para elas respirarem, deixando-as sem esmalte por alguns dias.

Cutículas

Não retire suas cutículas, pois elas são uma proteção natural que protegem a entrada de fungos e bactérias responsáveis por enfraquecerem as unhas.

Como fortalecer as unhas com receitas

Agora que você mudou seus hábitos, algumas receitas caseiras podem te ajudar a fortalecer as unhas.

Como fortalecer as unhas com óleo essencial

A mistura de alguns óleos essenciais auxilia no fortalecimento natural das unhas.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de óleo de jojoba;
  • 1 colher (de chá) de óleo de semente de damasco;
  • ½ colher (de chá) de óleo de amêndoas doces;
  • Cápsula de vitamina E.

Como fazer?

  • Misture todos os ingredientes e armazene em um conta gotas com vidro escuro. Guarde em local seco e arejado, sem incidência de luz.
  • Aplique uma gota em cada unha todos os dias fazendo uma leve massagem para o óleo penetrar. Além disso, para potencializar o efeito, não utilize esmalte no período em que estiver utilizando os óleos.

Como fortalecer as unhas com base de cravo

Em uma base de sua preferência acrescente 6 cravinhos da índia e deixe agir por um dia. Depois é só ir aplicando conforme sentir necessidade. O cravo da índia possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e vitaminas essenciais para auxiliar no crescimento das unhas. 

Azeite de oliva extravirgem

Aplique uma gota de azeite em cada unha todos os dias deixando agir por 20 minutos ou antes de dormir. Além de ser um super hidratante, o azeite irá deixar suas unhas consequentemente mais fortes.

Como fortalecer as unhas com óleo de rícino

Já falamos aqui sobre os benefícios do óleo de rícino no cabelo e nas sobrancelhas, no entanto, ele é tão poderoso que também pode fortalecer as unhas. Rico em vitamina E, pode ser passado um pouquinho nas unhas antes de dormir com a ajuda de um algodão.

Manteiga para fortalecer as unhas

Calma! Não é a manteiga que consumimos normalmente. Essa receita irá hidratar, fortalecer e estimular o crescimento das unhas, além de ter um cheirinho ótimo!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.
Como fortalecer as unhas
Photo by Damir Spanic on Unsplash

Modo de preparo

  1. Em um pote para armazenar coloque a manteiga de cacau e leve ao microondas por 20 segundos ou até derreter;
  2. Acrescente os óleos e mexa bem;
  3. Tampe o pote apenas depois que esfriar completamente e armazene em local fresco e sem incidência de luz.

Bases com queratina

Dê preferência para bases com queratina em sua composição, já que ela reconstrói a unha fortalecendo e deixando-a mais saudável.

Mesmo sendo pequenininhas, as unhas são um grande reflexo de nosso organismo. Por isso, cuide bem delas e observe sua saúde. Como falamos, em casos de quebra frequente ou cores diferentes procure um médico para te orientar. Por fim, lembre-se de hidratar-se de dentro pra fora, ingerindo bastante água, consumindo alimentos saudáveis e praticando exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *