Pé rachado: Como eliminar de uma vez por todas

Pé rachado ou fissuras calcâneas, tecnicamente falando, são lesões em formato de linhas que surgem quando a pele está muito seca fazendo com que ela se torne mais espessa e consequentemente “quebre” devido ao nosso peso no calcanhar. Além disso, o pé rachado facilita a entrada de microrganismos causando dor, incômodo e inflamações.  

Não apenas com a dor, as pessoas se incomodam também com o aspecto da pele, evitando usar sapatos abertos como chinelos, rasteirinhas e até mesmo andar descalço por vergonha. No entanto, esse problema é muito comum e diversas pessoas sofrem com ele. Você não está sozinho.

O que causa o pé rachado?

Os motivos mais comuns para que você tenha o pé rachado são falta de hidratação, andar descalço por muito tempo e utilizar sapatos abertos no verão, andar de salto e tomar banhos com a temperatura acima do recomendado. Por isso a tendência é que esse problema ocorra em épocas mais frias e durante transições climáticas, já que tomamos banhos muito quentes, não hidratamos a área e então a pressão do nosso corpo causa tais rachaduras. Aliás, outra questão que poucas pessoas sabem é que lixar os pés frequentemente pode causar o efeito contrário do que se espera, visto que a pele entende que precisa se tornar mais espessa para proteger da agressão causada pela lixa.

Pé Rachado
Photo by Jan Romero on Unsplash

Contudo, também existem motivos internos que podem causar o pé rachado, como falta de água e alimentação balanceada, obesidade, micoses, problemas vasculares, diabetes, e até mesmo pode ser causado pela hereditariedade. Por isso, o pé é uma área que precisa de cuidados assim como o rosto e mãos evitando também o envelhecimento precoce.

Cuidados e atenção

E quando simples rachaduras podem significar algo mais grave, como identificar? O hipotireoidismo, por exemplo, também pode deixar o pé rachado. Isso porque o hormônio da tireoide provoca a produção de glândulas responsáveis por lubrificar, impermeabilizar e eliminar substâncias tóxicas do corpo, então a falta dela causa a diminuição da hidratação da pele.

E como saber se o pé rachado é consequência do hipotireoidismo ou de andar descalço, por exemplo? Essa doença não provoca apenas rachaduras, pois junto com ela aparece o cansaço, queda de cabelo, fadiga e alterações frequentes de humor. Por isso, além de se atentar a esses detalhes verifique também se as rachaduras aparecem frequentemente. Não descarte essas opções e caso necessário procure um médico.

Como tratar e prevenir o pé rachado?

Para entender como prevenir e tratar o pé rachado é necessário compreender seu corpo. Observe se essas rachaduras são frequentes e como está sua saúde, pois se não se atentar a essas questões e realizar algum procedimento caseiro, pode piorar o problema e causar infecções. Nesses casos, o indicado é consultar um médico dermatologista.

Como melhorar o pé rachado
Photo by HONG FENG on Unsplash

O ideal também é mudar alguns hábitos, como utilizar mais sapatos fechados com meias de algodão, hidratar a região todos os dias e ter uma alimentação mais saudável para diminuir e prevenir o as rachaduras.

Além disso, realizar esfoliações pode auxiliar na diminuição das mesmas, mas nunca em exagero, para não ter o mesmo efeito que a lixa.

Tutorial para eliminar as rachaduras nos pés

O recomendado é realizar a hidratação todos os dias, mas o passo a passo abaixo é para ser feito apenas uma vez na semana para não ocorrer o efeito contrário.

Escalda pés

Para começar da melhor forma realize um escalda pés, pois ele irá amolecer a pele e abrir os poros, para que assim o hidratante seja absorvido facilmente.

  • Em uma bacia coloque água morna até cobrir todo o pé. A temperatura ideal é que você consiga manter os pés na água sem incomodo;
  • Acrescente 2 colheres de um creme hidratante e misture bem;
  • Deixe os pés descansando por 10 minutos.

Esfoliação

Assim como na limpeza de pele, nossos pés precisam da esfoliação para remover células mortas e estimular a produção de novas. Por isso, ainda com os pés molhados realize uma esfoliação massageando levemente e sem esfregar forte. Abaixo ensino receitas poderosas para esfoliação.

Como melhorar o pé rachado
Photo by Rune Enstad on Unsplash

Hidratação

Em seguida, passe um creme hidratante como aqueles a base de vaselina. Caso não possua, você pode potencializar seu hidratante com ingredientes simples que vou explicar mais abaixo. Aplique uma boa quantidade do creme e massageie bem.

Ingrediente Secreto

Depois de aplicar o creme, enrole um plástico filme ou até mesmo uma sacolinha de supermercado nos pés, cuidando para que não fique apertado e prenda a circulação. Muitas pessoas acham que somente hidratar os pés já é o suficiente, mas a ação do plástico funciona como um potencializador da hidratação e no dia seguinte você vai entender o porquê.

Passo final

Para evitar que o plástico saia coloque uma meia por cima. Isso também irá fazer com que os pés fiquem quentes e absorvam melhor o creme.

Realize esse procedimento toda a semana e os resultados serão visíveis.

Receitas para o Pé rachado

Aqui deixo algumas receitas para esfoliantes naturais e cremes potencializadores. São receitas super simples para não ter preguiça!

Esfoliante com Mel

Ingredientes

  • 1 colher de açúcar (refinado, demerara, mascavo);
  • 1 colher de mel;
  • 3 colheres de óleo de amêndoas doces.

Como fazer?

  1. Misture os ingredientes até formar uma pasta;
  2. Aplique nos pés massageando levemente com movimentos circulares;
  3. Enxágue bem e siga os próximos passos.

Esfoliante com Sal e Óleo Essencial para o Pé Rachado

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de sal;
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de amêndoa.

Como fazer?

  1. Misture bem todos os ingredientes;
  2. Aplique nos pés e massageie bem.
Cuidando do pé rachado
Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Esfoliante de milho

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de farinha de milho fina;
  • 1/2 colher (de sopa) de flocos de aveia fina moídos;
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas.

Como fazer?

Basta misturar todos os ingredientes até formar uma pasta e massagear os pés.

Esfoliante de Café

Já ensinei aqui algumas receitas de esfoliante de café, inclusive para os pés.

Potencializador de Cremes Hidratantes para o Pé Rachado

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de hidratante;
  • 1 colher de azeite de oliva extravirgem.

Como fazer?

  1. Misture os dois ingredientes até ficar homogêneo;
  2. Aplique nos pés massageando bem.

Creme Hidratante de Óleo de Coco para o Pé Rachado

Por possuir propriedades regenerantes esses dois ingredientes em conjunto vão salvar seus pés, acredite!

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem.

Como fazer?

Misture os ingredientes e aplique nos pés antes de dormir.

Hidratante de Aloe Vera

Ingredientes

  1. 1 colher (de sopa) do gel da babosa;
  2. 1 colher (de sopa) de mel;
  3. 3 gotas de óleo essencial de lavanda.

Como fazer?

Misture tudo e aplique nos pés com movimentos circulares.

O pé rachado realmente incomoda em diversos aspectos, mas mudando alguns comportamentos você pode prevenir seu aparecimento. Lembre-se da boa alimentação, tomar banhos não muito quentes e de se hidratar tanto por dentro quanto por fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *