Reconstrução capilar caseira com resultados de salão

A reconstrução capilar caseira é indicada para cabelos sem vida, quebradiços, porosos e muito danificados. Grande parte das pessoas acreditam que uma reconstrução pode ser muito trabalhosa e acabam pulando esse passo no cronograma capilar. No entanto, ele é essencial para manter o cabelo saudável, visto que somente realizar hidratação toda semana não irá repor os nutrientes necessários.

Alguns fatores podem contribuir para seu cabelo necessitar de uma reconstrução capilar caseira, como por exemplo realizar procedimentos químicos com frequência, como descoloração, tintura e alisamentos, exposição excessiva ao sol e fontes de calor, como chapinha e secador, tomar banhos muito quentes e excesso de cloro e água do mar. Se você pratica algum desses hábitos provavelmente necessita de uma reconstrução capilar caseira. Veja a seguir como realiza-la de forma prática e barata.

Preciso mesmo fazer reconstrução capilar caseira?

Como falamos, a reconstrução faz parte do cronograma capilar e por mais que seu cabelo seja hidratado, ele precisa receber nutrientes que somente a reconstrução irá oferecer. A reposição das propriedades e saúde dos fios é feita de dentro pra fora e realmente reconstrói sua base por completo. Então sim, você precisa fazer a reconstrução capilar caseira.

Reconstrução capilar caseira

E como saber se preciso fazer com urgência ou se posso esperar e incluir no meu cronograma? Você pode fazer um teste super bacana e que realmente funciona: o cabelo na água. Para isso, retire um fio de cabelo e coloque em um copo cheio de água. Você pode ter três resultados: se ele afundar significa que precisa de reconstrução, se ficar no meio é a nutrição e se boiar faça a hidratação.

O que é a reconstrução capilar caseira?

Agora que você entender a necessidade de seus fios, é importante saber o que é e para que serve a reconstrução capilar caseira.

Nosso cabelo é composto por 90% de queratina e 10% distribuídos entre lipídios, água e sais minerais. No entanto, como falamos, todos os dias ele é exposto a fatores externos como poluição, sol, fontes de calor, etc, que acabam ressecando os fios e mudando sua composição. Com isso, a reconstrução aparece para potencializar os efeitos da hidratação e nutrição, sendo a etapa mais potente do cronograma, já que repõe as proteínas dos fios, como a queratina, devolvendo a massa que havia sido perdida.

Periodicidade

A periodicidade da reconstrução capilar caseira irá depender da necessidade de seus fios, no entanto, o mais indicado é realiza-la uma vez por mês. Caso seu cabelo esteja muito ressecado comece fazendo a cada duas semanas e depois crie um espaçamento maior. Como a reconstrução se utiliza de queratina não é indicado realiza-la mais vezes, visto que utilizada em excesso pode causar o efeito contrário, piorando a saúde dos fios.

Produtos para utilizar na reconstrução capilar caseira

Se você quer comprar produtos industrializados para realizar a reconstrução capilar caseira atente-se à sua composição. Ingredientes como queratina, creatina, colágeno, arginina, cisteína, proteína hidrolisada ou aminoácidos são ideais para a reconstrução. Você também pode adquirir a queratina líquida, já que 90% é composta por queratina pura. No entanto, é importante pesquisar sobre os produtos, marca e sua reputação para não ter surpresas indesejadas.

Reconstrução capilar caseira

Existem várias formas de realizar uma reconstrução capilar caseira, no entanto todas elas têm algumas coisinhas em comum:

  • Ao lavar o cabelo, utilize sempre água morna ou fria. A água quente pode ressecar ainda mais seus fios e sua pele também.
  • Utilize shampoo antirresíduos, pois ele promove uma limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios, facilitando a penetração do creme.
  • Para potencializar utilize uma touca térmica ou uma sacolinha de supermercado envolta por uma toalha.
Toalha no cabelo
  • O recomendado para aplicar a máscara é de forma que seu cabelo seja massageado, isto é, enluve seus cabelos com o creme.
  • Nunca passe a máscara no couro cabeludo, isso irá deixar seu cabelo oleoso e com aspecto poroso.
  • As medias de cada receita podem variar de acordo com o comprimento de seu cabelo, por isso sinta-se a vontade para adaptá-las com maior ou menor quantidade.

Máscara de reconstrução

Se você já possui uma máscara voltada para a reconstrução você pode utilizá-la sem problemas.

  1. Lave os cabelos duas vezes com shampoo antirresíduos;
  2. Em seguida, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha;
  3. Aplique a máscara mecha por mecha massageando e enluvando os fios;
  4. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem;
  5. Enxágue bem e aplique o condicionador, já que ele será o responsável pelo fechamento das cutículas;
  6. Finalize com um leave-in de sua preferência.

Com queratina

Se quiser potencializar sua reconstrução você pode utilizar a queratina líquida ou em gel também.

  1. Da mesma forma que a receita anterior, lave os cabelos com shampoo;
  2. Seque os cabelos e aplique a queratina nos fios mecha por mecha (se for líquida, utilize um borrifador, mas se for em gel pode aplicar com um pincel). Deixe agir por 5 minutos;
  3. Passado o tempo, passe a máscara massageando os fios e aguarde o tempo indicado na embalagem;
  4. Enxágue bem e finalize com seu leave-in.

Reconstrução capilar caseira com leite

Ingredientes naturais também podem fazer parte da reconstrução. O leite e o ovo são ricos em vitamina D, o mel é um super hidratante e o azeite de oliva (extravirgem hein) é ideal para a nutrição.

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 3 colheres (de sopa) de leite;
  • 2 colheres (de sopa) de sua máscara de hidratação;
  • 1 colher (de chá) de azeite de oliva;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Como fazer?

  1. Misture bem todos os ingredientes;
  2. Aplique a mistura no cabelo seco, do comprimento até as pontas e deixe agir por 20 minutos;
  3. Passado o tempo enxágue bem e lave os cabelos normalmente.

Maizena

Já falamos aqui sobre o poder da maizena nos fios, aprenda como utilizá-la para potencializar sua reconstrução.

Maizena para reconstrução capilar caseira

Ingredientes

  • ½ copo de água;
  • 1 colher (de sopa) de maizena;
  • 2 colheres (de sopa) de sua máscara de reconstrução;
  • 3 gotas de queratina líquida.

Como fazer?

  1. Dilua a Maizena na água e leve ao fogo baixo mexendo até formar um mingau;
  2. Assim que esfriar acrescente os demais ingredientes e mexa bem;
  3. Lave os cabelos com shampoo;
  4. Retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha;
  5. Aplique a mistura nos fios enluvando e massageando e deixe agir por 20 minutos;
  6. Enxágue bem e finalize com seu leave-in.

Reconstrução capilar caseira com argila branca

Também já falamos sobre a argila branca aqui, sendo ótima para deixar os fios ainda mais saudáveis, com brilho e maciez.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de argila branca;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
  • 2 colheres (de sopa) de sua máscara capilar.

Como fazer?

  1. Misture bem todos os ingredientes (lembre-se de não utilizar potes ou espátulas de alumínio, pois pode alterar a composição da argila);
  2. Lave os cabelos com shampoo e seque um pouco com uma toalha;
  3. Aplique mecha por mecha massageando e deixe agir por 25 minutos;
  4. Enxágue bem e passe o condicionador;
  5. Finalize com seu leave-in.

Realizar essa etapa do cronograma capilar não é mais um bicho de sete cabeças certo? Agora que você entendeu a importância da reconstrução capilar caseira não deixe de realiza-la! Uma dica bacana é criar uma rotina de cuidados com os fios que se encaixe no seu dia a dia para não ter preguiça. Lembre-se de separar um tempo do dia para cuidar de você mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *