Óleo de Rícino no Cabelo: Simples e poderoso

O Óleo de Rícino no Cabelo é um poderoso aliado para estimular o crescimento dos fios além de mantê-los saudáveis. Também é conhecido como óleo de mamona, mas ao contrário de sua planta de origem ele não é tóxico, visto que a rícina é separada do óleo durante a extração. Por mais que existam relatos de sua utilização no Egito Antigo, sua origem ainda é desconhecida. Já no Brasil, ele é conhecido desde a colonização, sendo que o principal produtor é o Nordeste.

Ele é um óleo vegetal ideal para tratar fios quebradiços, ressecados, danificados e até mesmo a caspa. Entenda como você pode incluí-lo em sua rotina e obter todos os seus benefícios.

Benefícios do óleo de rícino no cabelo

Óleo de Rícino no Cabelo

Além de ser rico em ácidos graxos o óleo de rícino também possui ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais e vitamina E, que são propriedades com poder hidratante e nutritivo. Confira o que tais substâncias podem trazer de bom:

Combate a queda de cabelo, deixando-o mais forte e restaurado: Isso acontece, pois ele estimula a circulação do couro cabeludo, fortalecendo e encorpando os fios. Graças a isso sua aparência também melhora, pois suas cutículas são fechadas e consequentemente aumentam o brilho e maciez.

Estimula o crescimento dos fios: Por possuir vitamina E, minerais e outros nutrientes o óleo de rícino estimula a circulação do couro cabeludo e consequentemente o crescimento de novos fios.

Diminui a oleosidade excessiva: Por mais que seja um óleo, graças a suas propriedades de limpeza ele pode auxiliar na diminuição da oleosidade. No entanto, é preciso tomar cuidado para não deixar por muito tempo no couro cabeludo. O mais indicado para cabelos muito oleosos é passar uma pequena quantidade 15 minutos antes do banho e depois lavar o cabelo normalmente para que o shampoo elimine qualquer resíduo.

Hidrata os fios de dentro pra fora: o óleo de rícino no cabelo forma uma película em torno dos fios que impede a perda de água, mantendo-a por mais tempo e também sua hidratação. Com isso ele equilibra o pH do cabelo e reduz o frizz.

Diminui a caspa: Com suas propriedades antifúngicas o óleo de rícino no cabelo limpa o couro eliminando fungos e bactérias que são os principais causadores da caspa, evitando também a descamação. No entanto é importante ressaltar que em casos mais severos ele deve ser combinado a outros tratamentos indicados pelo médico.

Tipos de Cabelo

O óleo de rícino pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, no entanto, aqueles mais oleosos devem tomar cuidado com o uso excessivo. Nesses casos, o ideal é utilizá-lo uma vez a cada duas semanas, podendo inclusive ser mais espaçado.

Além disso, cabelos cacheados ou crespos podem aproveitar muito mais o óleo de rícino, pois possuem formato em espiral, o que acaba dificultando o caminho do óleo até as pontas.

Óleo de Rícino no Cabelo Cacheado

Periodicidade

Acabamos de dizer que nos cabelos oleosos o ideal é utilizar de forma mais espaçada, mas em cabelos normais ou secos pode-se utilizar de diversas formas e semanalmente. Abaixo em cada forma de utilização será especificada a periodicidade.

Contraindicações

O Óleo de Rícino no Cabelo é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos, não podendo ser aplicado também na boca, olhos e orelhas.

Por mais que não haja outra contraindicação, é importante consultar um dermatologista para confirmar se é seguro utilizar o Óleo de Rícino no Cabelo.

Como utilizar o óleo de rícino no cabelo?

Óleo de rícino no cabelo para hidratar

Acrescente 4 gotas de óleo de rícino em sua máscara capilar para potencializar a hidratação. Dessa forma ele pode ser utilizado semanalmente em cabelos normais e secos e quinzenalmente em cabelos oleosos.

Óleo de rícino no cabelo para crescimento

Misture uma colher (de chá) de óleo de rícino com ½ colher (de chá) de óleo essencial de alecrim e aplique no couro cabeludo massageando com movimentos circulares. Deixe agir por meia hora e em seguida lave os cabelos normalmente. Faça esse procedimento uma vez por semana.

Óleo de rícino para cabelos ressecados

Aplique 3 gotas nas palmas das mãos e passe nas pontas do cabelo como um finalizador ou leave-in.

Óleo de rícino para queda de cabelos

Espalhe no couro cabeludo algumas gotas de óleo de rícino e massageie por 5 minutos. Deixe agir por 1 hora e lave os cabelos como de costume.

Óleo de rícino para diminuir pontas duplas

Misture 3 gotas de óleo de rícino com ½ colher (de chá) de óleo de coco e passe nas pontas do cabelo. Deixe agir por 2 horas e depois lave normalmente.

Nutrição com óleo de rícino

Se você já possui um cronograma capilar, você pode incluir o óleo na parte de nutrição. Misture ½ colher (de chá) de óleo de rícino com 1 colher (de sopa) de seu hidratante. Lave o cabelo apenas com shampoo e em seguida aplique a mistura nos fios. Aguarde 30 minutos e enxágue. Finalize com um leave-in.

Dicas extras

Dicas extras

É importante ressaltar que o óleo de rícino não faz milagre, por isso é importante ter uma rotina e ter alguns cuidados específicos.

  • Ao lavar o cabelo, utilize sempre água morna ou fria. A água quente pode ressecar ainda mais seus fios e sua pele também.
  • Crie uma rotina para cuidar de seu cabelo, assim fica mais fácil fazer as receitas sem preguiça. Crie um cronograma capilar de acordo com as necessidades de seus fios.
  • Para potencializar a hidratação utilize a touca térmica ou uma sacolinha de supermercado.
  • Por mais que algumas receitas recomendem ficar 40, 50 minutos com o creme no cabelo, o ideal é não passar de 30 minutos para que ele não pese com a hidratação.
  • O recomendado para aplicar a máscara é de forma que seu cabelo seja massageado, isto é, enluve seus cabelos com o creme.
  • Nunca passe a máscara no couro cabeludo, isso irá deixar seu cabelo oleoso e com aspecto poroso.

É super pratico utilizar o Óleo de Rícino no Cabelo, visto que ele é super versátil e pode ser incluído de diversas formas em nossa rotina. Lembre-se de que tudo em excesso faz mal, por isso utilize o óleo de forma moderada e alternada com outros produtos. Leia mais sobre botox capilar caseiro para ter um cabelo incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *