O que é leave-in, como utilizá-lo e seus benefícios

Você já ouviu falar ou sabe o que é leave-in? Se não sabe, ele é um creme sem enxágue e pode ser usado após a lavagem dos fios como finalizador. Muito simples, certo? Contudo, existem tantos tipos e marcas, que muitas pessoas podem se confundir e não saber qual comprar. Isso é completamente normal e é por isso que esse post está sendo feito. Aprenda de uma vez por todas o que é leave-in e como incluí-lo em sua rotina.

O que é leave-in e qual a diferença para o creme de pentear?

O leave-in possui como principal função um tratamento instantâneo, deixando o cabelo hidratado, sem frizz e macio. Ele também auxilia na disciplina dos fios, ou seja, independente do seu tipo de cabelo, você pode definir como quiser. Além disso, sua textura é leve, o que não deixa os fios oleosos e muito menos pesados. Essa acaba sendo a principal diferença entre ele e o creme de pentear, já que o segundo é mais denso, justamente para auxiliar do desembaraço dos fios.

Você sabe o que é leave-in e quais seus benefícios?

Por fim, mas não menos importante, o leave-in forma uma película de proteção em volta dos fios, defendendo assim de fatores externos que podem ser agressivos, como poluição, sol, raios UVA e UVB, cloro, água do mar, entre outros.

O que é leave-in: Benefícios

Além dos fatores citados acima, existem diversos benefícios em utilizar o leave-in no cabelo, dentre eles:

Hidratação

Por ser hidratante, o leave-in repõe a água perdida, selando as cutículas dos fios e consequentemente deixando-os alinhados e sem frizz.

Proteção térmica

Por mais que você não faça uso de fontes de calor, seu cabelo precisa de proteção térmica, já que ele é exposto ao sol. Agora, se você as utiliza, acaba sendo essencial que você inclua agora mesmo o leave-in em sua rotina, afinal ele é quem irá proteger os fios das agressões externas.

Desembaraça

Por mais que exista o creme para pentear, o leave-in também auxilia no desembaraço dos fios, além de deixá-los mais soltos.

Cabelos com química

Não é porque seu cabelo possui química, que ele não deve ser cuidado. Muito pelo contrário. O leave-in mantém os cabelos coloridos devido à proteção térmica que evita a oxidação da cor. Além disso, cabelos descoloridos também podem se beneficiar do leave-in, pois ele evita que o loiro fique amarelado.

O que é leave-in: como escolher?

Como falamos, existem diferentes tipos, marcas, texturas e funções. Por isso, o ideal é entender a necessidade de seus fios e o que você deseja tratar. Por exemplo, em dias de chuva, seus fios ficam muito arrepiados e isso te incomoda? Aposte em um leave-in com foco no frizz. Atente-se também se o seu cabelo se adapta melhor a sprays, cremes ou mousse, esse último sendo mais indicado para cacheadas e crespas, e sprays para cabelos mais finos.

Existem diferentes tipos de leave-in, por isso entenda qual é o melhor pra você

Pode ser que você ainda fique em dúvida em qual necessidade dos fios você precisa focar, e ache que precise de dois tipos diferentes, no entanto não é assim que as coisas funcionam. Eu por exemplo, tenho dois tipos, mas pelo simples fato de meu cabelo acostumar rápido com produtos. Se esse não é seu caso e você não quer gastar com dois leave-ins, procure aqueles com funções mais abrangentes, como o Uniq One.

O que é leave-in: como incluir na rotina?

O uso ideal é após o banho podendo ser utilizado para desembaraçar os fios e também combinado com o creme de pentear, lembrando sempre de não exagerar na quantidade e começar com o produto menos denso.

Além disso, você pode utilizá-lo mesmo com o cabelo seco, para uma modelagem rápida, além de ser ótimo para passar antes de ir na piscina ou praia.

O que é leave-in: Aplicação

Agora que você já sabe em quais momentos do seu dia incluir esse produto, é necessário aprender sobre como é feita sua aplicação para que o efeito não seja o oposto do desejado.

A aplicação do leave-in é super simples

O leave-in é super simples de aplicar e por possuir várias texturas, você pode escolher o que for melhor para seu tipo de cabelo.

Assim que sair do banho, retire a umidade dos fios com a ajuda de uma toalha. Em seguida, coloque na mão uma quantidade que seja ideal para o comprimento de seu cabelo, geralmente é indicado o tamanho de uma moeda de 50 centavos (podendo variar para mais ou menos). Em seguida, espalhe nas duas mãos e aplique no cabelo. É imprescindível que você não toque na raiz. Com movimentos de cima para baixo no comprimento, faça uma leve massagem e dê uma atenção especial às pontas. Por fim, finalize da forma que preferir, penteando, amassando ou secando com secador.

No cabelo seco você pode fazer da mesma forma, mas com uma quantidade menor do creme para que ele não fique com aspecto pesado e oleoso.

Para obter melhores resultados, de uma olhadinha nas instruções da embalagem do produto que você utiliza, pois alguns podem orientar para borrifar nos fios e outros aplicar o creme na mão. É bacana testar diferentes formas de aplicação, textura e acima de tudo conhecer seu cabelo, já que por meio disso, você irá entender o que ele prefere e saber quais produtos comprar com maior facilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *