Hidratação com óleo de coco para cabelo

Cabelos ressecados nunca mais!

A hidratação com óleo de coco se tornou uma das queridinhas nos últimos tempos. Isso porque o óleo de coco ficou conhecido por seus inúmeros benefícios, fazendo parte da alimentação, principalmente das receitas fit. Ele possui inúmeros benefícios e pode muito bem substituir os óleos de cozinha tradicionais. No entanto, com o tempo descobriu-se que além de fazer bem para nossa alimentação ele também é ótimo para hidratar nossa pele e os cabelos! Ou seja, é um produto que faz bem não só para o corpo todo, mas para o bolso também. Não apenas tem um preço acessível, como também rende muito!

Hidratação com óleo de coco

Hidratação com óleo de coco – Propriedades

O óleo de coco tem forte ação nutritiva nos cabelos, devido à alta concentração de triglicerídeos, ou seja, graças a esse componente, ele consegue penetrar de uma forma muito mais fácil nos fios auxiliando na hidratação e reconstrução dos mesmos.

A hidratação com óleo de coco por ser antioxidante, assim como o café, também auxilia no combate aos radicais livres, como poluição, altas temperaturas, química, sujeira, uso excessivo de secador e prancha, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce dos fios.

Além disso, a o óleo de coco é rico em nutrientes, como minerais e principalmente a vitamina E, que não apenas hidrata, como também deixa o cabelo macio e brilhante.

Hidratação com óleo de coco – Benefícios

Uma vez que você já sabe das propriedades da hidratação com óleo de coco agora é preciso entender quais os benefícios para os cabelos.

Além de fortalecer os fios, se aplicado no couro cabeludo combinado a massagens com movimentos leves e circulares, auxilia o crescimento dos fios devido à estimulação da circulação sanguínea.

Por incrível que pareça, a hidratação com óleo de coco diminui a oleosidade do cabelo, por possuir componentes antifúngicos e antibacterianos. No entanto, para quem tem cabelo seco o óleo de coco auxilia no equilíbrio e controle da oleosidade.

Como falado anteriormente, você também irá notar cabelos sedosos e brilhantes, assim como a diminuição do frizz e pontas duplas.

Tipos de cabelos e aplicação

A hidratação com óleo de coco pode ser feita em qualquer tipo de cabelo. No entanto, existem algumas diferenças entre os cachos e os cabelos lisos.

Por ter maior tendência a ressecar, os cabelos cacheados necessitam de maior hidratação e nutrição. Isso porque o óleo produzido naturalmente pelo couro cabeludo tem maior dificuldade para “descer” até as pontas devido ao formato espiral. O mais indicado para esse tipo de cabelo é realizar a umectação, que vamos explicar mais à frente.

Todavia, os cabelos lisos ou ondulados não deixam de ressecar ou ficar opacos. Por isso, para não os deixar pesados com o óleo, o mais indicado é utilizar produtos que contenham o óleo de coco em sua composição. Sobretudo, se seu cabelo estiver muito ressecado, você pode sim passar puro, mas em menor quantidade e periodicidade, como uma vez a cada 10 ou 15 dias.

Agora, para cabelos oleosos, indica-se que a hidratação seja feita somente uma vez ao mês e evitando passar o produto no couro cabeludo, somente no comprimento.

Óleo de coco

Óleo de coco extra virgem

O ideal para o cabelo é utilizar na hidratação com óleo de coco o extra virgem, dado que ele é resultado da primeira prensagem a frio do coco bruto, não obtendo nenhuma adição de qualquer produto químico.

Hidratação com óleo de coco – como fazer?

Umectação

A umectação nada mais é do que aplicar o óleo direto no cabelo sujo e seco. Passe o óleo mecha por mecha, massageando até sentir os nozinhos sumirem. Em seguida, massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a circulação. Depois que massageou bem, faça um coque baixo e deixe agir por no mínimo 40 minutos. Você também pode colocar uma touca térmica.

A fim de obter melhores resultados, quanto mais tempo você ficar com o óleo, melhor é para seu cabelo. Por isso, uma dica é fazer a umectação noturna. Ou seja, faça o procedimento antes de dormir.

Lembre-se, independente se realizar a umectação noturna ou a comum, no banho enxágue bem o cabelo e depois lave com shampoo e condicionador como de costume. Uma dica bacana para que o óleo saia com mais facilidade é utilizar um creme co-wash uns 15 minutos antes de enxaguar!

Protetor térmico

Como falado anteriormente, o óleo de coco pode agir como um protetor térmico e solar! Para isso, é só aplicar algumas gotinhas no cabelo ainda úmido e espalhar bem. Depois você pode usar o secador ou sair em um dia bem ensolarado sem preocupações!

Condicionador

Por mais que o óleo possa ser utilizado como um condicionador natural, é importante não exagerar em seu uso e quantidade, alternando sempre com seu condicionador de costume. Para isso, utilize uma pequena quantidade de óleo de coco depois do shampoo e enxágue normalmente.

Pré Shampoo

Algumas pessoas utilizam o pré shampoo, pois possuem cabelos muito ressecados. Pelo fato de alguns shampoos serem muito fortes eles acabam retirando o óleo natural produzido pelo couro cabeludo. O óleo de coco acaba sendo uma boa alternativa para usar como pré shampoo. Aplique no cabelo seco e sujo (assim como na umectação) e deixe agir por 20 minutos. Isso faz com que se forme uma capa de proteção em volta dos fios e os proteja do ressecamento de determinados shampoos.

5 Receitas de Hidratação com óleo de coco

1 – Hidratação com óleo de coco na máscara

Ao utilizar o óleo de coco junto à sua máscara capilar você irá notar uma hidratação intensificada e duradoura.

Ingredientes

  • 4 gotas de óleo de coco;
  • Máscara de hidratação de sua preferência.

Como fazer?

  1. Misture 2 colheres (de sopa) de sua máscara com 4 gotas de óleo de coco;
  2. Lave os cabelos normalmente;
  3. Em seguida deixe a máscara agir de acordo com o tempo indicado;
  4. Por fim enxágue e finalize como preferir.

2 – Óleo de coco e mel

A fim de garantir uma hidratação intensa e natural, a combinação de óleo de coco e mel é ideal.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer?

  1. Adicione o mel e o óleo de coco e misture bem, até ficar homogêneo;
  2. Lave o cabelo somente com shampoo;
  3. Depois que lavar, aplique a mistura nos cabelos úmidos mecha por mecha;
  4. Deixe agir de 30 a 40 minutos;
  5. Por fim, lave novamente com shampoo e finalize com o condicionador que preferir.

3 – Hidratação com óleo de coco e ovo

O ovo possui muitos nutrientes que podem ajudar a acelerar o crescimento dos cabelos, junto ao óleo de coco as chances são bem maiores!

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Como fazer?

  1. Bata o ovo junto com o óleo de coco;
  2. Aplique no cabelo seco e sujo;
  3. Antes de dormir aplique um pouco mais de óleo de coco;
  4. Então, ao acordar, lave normalmente.

4 – Óleo de coco e babosa

A babosa já é conhecida e amada por todos desde a época de nossas avós. Isso porque possui inúmeros benefícios, tanto para a pele quanto para os cabelos.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • Folha de babosa gordinha (se tiver somente a magrinha, pode ser 3 folhas);
  • 1 colher de sopa de máscara hidratante

Como fazer?

  1. Primeiro, retire a polpa (ou baba) da babosa;
  2. Em seguida, misture todos os ingredientes;
  3. Logo depois, aplique no cabelo inteiro (principalmente no couro cabeludo);
  4. Deixe agir por 1 hora;
  5. Então, lave os cabelos como de costume.

5 – Óleo de coco e bepantol

O Bepantol, como muitos já sabem, é um super hidratante. Junto ao óleo de coco, possui poderes para manter a água no cabelo e por consequência a hidratação por mais tempo.

Ingredientes

  • 1 tampinha de Bepantol líquido;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco.

Como fazer?

  • Em um potinho, misture os dois ingredientes;
  • Em seguida aplique nos cabelos secos mecha por mecha;
  • Deixe agir por 1 hora;
  • Por fim, lave os cabelos normalmente.

De fato, o óleo de coco é muito benéfico para o cabelo, assim como também é muito versátil, podendo ser utilizado de várias formas diferentes. No entanto, é importante lembrar que é um produto natural. Por isso, o tempo de permanência no cabelo é maior do que produtos industrializados. Da mesma forma, para os resultados serem vistos também a longo prazo é preciso ter uma rotina de cuidados a ser seguida, como o cronograma capilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *