Hidratação com Abacate: o segredo para os fios

Assim como o abacate nos oferece muitos nutrientes, a Hidratação com Abacate é uma ótima aliada para quem quer deixar os cabelos incríveis sem gastar muito. O abacate é muito conhecido por seus benefícios no organismo e sua versatilidade, podendo ser utilizado em pratos doces e salgados.

Originário da América Central, com registros de cultivo de mais de 10 mil anos, o abacate chegou ao brasil em cerca de 1809, junto a outros frutos e mudas da Guiana Francesa, sendo plantados no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

O abacate já foi considerado um inimigo da dieta, devido ao alto teor calórico e gorduras, no entanto atualmente estudos comprovaram que suas gorduras fazem bem para nosso corpo aumentando assim seu consumo. Além disso, ele é super fácil de ser encontrado, seja em supermercados, mercearias ou até mesmo plantados em casa.

Hidratação com Abacate: Propriedades

O abacate é rico em vitaminas A, do complexo B, E e C, sendo essas duas últimas ótimas agentes antioxidantes. Ele também possui diversos minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro, que são muito benéficos a nossa saúde. Por fim, como falamos, o abacate é rico em gorduras boas, responsáveis por aumentar o colesterol bom protegendo as artérias em vez de destruí-las.

Benefícios da Hidratação com Abacate

Com todas essas propriedades a Hidratação com Abacate é muito poderosa para os fios, pois devido a ação hidratante e antioxidante ela nutre de dentro pra fora repondo as substâncias necessárias.

O abacate auxilia na retenção da umidade dos fios selando suas cutículas ­­e agindo como um condicionador natural. Além disso, fornece brilho e maciez e consequentemente cabelos sem frizz, pontas duplas e quebradiças. Por sua ação antioxidante auxilia no combate ao envelhecimento dos fios causado pelas fontes de calor, como secador e chapinha, químicas como tintura e descoloração, piscina e sol no verão, entre outros.

Photo by Thought Catalog on Unsplash

Por fim, a Hidratação com Abacate também limpa e trata o couro cabeludo, estimulando o crescimento e fortalecimento do cabelo, além de evitar e combater a queda.

Tipos de Cabelo

A Hidratação com Abacate é indicada para todos os tipos de cabelo, no entanto por ser muito poderosa se tornou a queridinha das cacheadas e crespas. Além disso, cabelos muito ressecados, secos e opacos também se favorecem com essa hidratação, assim como quem possui tintura ou outros tipos de química nos fios. No entanto, não se engane! Mesmo que seu cabelo não seja cacheado, ressecado ou colorido, você precisa manter a hidratação. Sendo assim, incluir essa fruta na sua rotina de cuidados pode te ajudar e muito!

Frequência da Hidratação com Abacate

O ideal é realizar a hidratação toda a semana, e encaixar em seu cronograma capilar. No entanto a frequência pode variar de acordo com suas necessidades. Por exemplo, se seu cabelo é crespo ou muito ressecado você pode fazer duas vezes na semana, mas se seu cabelo já é mais hidratado naturalmente ou oleoso, também pode ser feito de 15 em 15 dias. Como algumas receitas podem ser mais fortes do que outras será especificada a frequência a ser realizada.

Como utilizar o abacate?

Ele pode ser utilizado sozinho ou junto a outros ingredientes para efeito de potencialização. É possível misturar com outras máscaras capilares, incluindo mais propriedades de proteínas, ceramidas e aminoácidos. Além disso, existem alguns tipos de abacates e o mais indicado é o abacate manteiga, pois é mais macio e contém menos fibras.

Receitas

Receitas caseiras são práticas, mas muitas pessoas evitam por acharem que terão trabalho demais, aplicando então sempre a mesma máscara industrializada. Isso não é bom, pois o cabelo com o tempo acostuma e por mais que você continue passando a máscara, ela não terá mais tanto efeito.

A Hidratação com Abacate é simples de ser feita, mas algumas dicas são essenciais para evitar problemas:

  1. Escolha um abacate maduro! Se estiver verde ele não irá trazer todos os benefícios, além de ser mais difícil de cortar e amassar.
  2. Quando a hidratação for realizada com os cabelos úmidos, o ideal é utilizar shampoo sem sulfato, pois ele promove uma limpeza profunda nos fios, fazendo com que a absorção das propriedades seja feita da forma correta. No entanto, o ideal é utilizá-lo somente uma vez por semana, ok?
  3. Utilize a touca térmica! Ela potencializa o efeito da máscara. Contudo, caso não tenha você pode utilizar uma sacolinha de supermercado com uma toalha enrolada por cima.
  4. No momento da aplicação passe a máscara com calma massageando e enluvando os fios, a absorção fica mais fácil.
Benefícios Hidratação com Abacate
Photo by Glen Carrie on Unsplash

1. Hidratação com abacate Simples

Essa hidratação pode ser feita toda semana e você só precisa de dois ingredientes. Além disso, é para todos os tipos de cabelo. No entanto, cabelos mais ressecados podem precisar de mais ingredientes, como as outras receitas.

Ingredientes

  • ¼ de abacate;
  • 2 colheres de sua máscara capilar.

Como fazer?

  1. Em um recipiente amasse o abacate e misture com sua máscara até se tornar homogêneo;
  2. Lave os cabelos com shampoo;
  3. Aplique a máscara, como falamos, enluvando e massageando os fios;
  4. Deixe agir por no mínimo 15 minutos e no máximo 30.
  5. Enxágue e finalize como preferir.

2. Hidratação com abacate e óleo de coco

É muito indicada para as cacheadas, principalmente àquelas que estão passando pela famosa transição capilar, pois proporciona definição e brilho intenso. Além disso, essa receita em específico a aplicação é feita no cabelo seco. Realize a cada 15 dias.

Ingredientes

  • 1/4 polpa de abacate amassada;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco;
  • 2 colheres (de sopa) da máscara de hidratação de sua preferência.

Como Fazer?

  1. Em um recipiente misture bem todos os itens;
  2. No cabelo seco aplique da raiz até as pontas;
  3. Deixe agir por 30 minutos;
  4. Por fim enxágue e lave normalmente.

3. Hidratação com abacate e mel

O mel e o abacate juntos são poderosos para a hidratação dos fios, junto ao leite eles formam uma ótima combinação natural. Pode ser feita toda semana.

Ingredientes

  • 1/4 de abacate amassado;
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • 4 colheres (de sopa) de leite integral.

Como fazer?

  1. Em um recipiente coloque os ingredientes e mexa bem;
  2. Lave os cabelos com shampoo;
  3. Aplique a mistura por todo o comprimento dos fios;
  4. Aguarde 30 minutos;
  5. Enxágue bem, aplique o condicionador e depois de enxaguar finalize da forma que preferir.

4. Hidratação com abacate e babosa

A babosa é uma ótima aliada para o crescimento e hidratação dos fios, veja mais aqui. A combinação de babosa e abacate vai ajudar e muito na recuperação deles. Essa receita é feita com o cabelo seco e com frequência semanal.

Ingredientes

  • Gel de 1 folha de babosa;
  • ½ polpa de abacate;
  • 2 colheres (chá) de azeite;
  • 1 colher (sopa) máscara hidratante.

Como Fazer?

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Aplique no cabelo seco e aguarde 30 minutos;
  3. Enxágue bem e lave o cabelo normalmente.

5. Hidratação com abacate e banana

Essa hidratação pode ser feita toda semana. A banana funciona como um condicionador natural, então a combinação com o abacate é ideal para fios mais maleáveis.

Ingredientes

  • 1/4 de abacate;
  • 1 banana;
  • 1 colher de iogurte natural.

Como fazer?

  1. Misture e mexa bem todos os ingredientes;
  2. Lave os cabelos com shampoo;
  3. Aplique a mistura no cabelo e aguarde 20 minutos;
  4. Enxágue bem e finalize com um leave-in.

Você vai perceber que os resultados de todas as hidratações são incríveis para os cabelos, oferecendo brilho, maciez e hidratação profunda. Depois que fizer uma vez, não vai mais parar! As receitas caseiras são ótimas tanto para a estética quanto para o bolso. Se quiser ver mais é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *