Como lavar o cabelo de forma correta

Você tem certeza que sabe como lavar o cabelo? Por mais que seja simples, muitas pessoas não dão importância para essa etapa fundamental dos cuidados com os fios. Existem vários fatores que podem influenciar seu aspecto e saúde, como temperatura, quantidade de shampoo, condicionador, frequência e até mesmo como você seca com a toalha. Aliás, é importante dizer que independente de seu tipo, é imprescindível saber como lavar o cabelo.

Como lavar o cabelo: Passo a passo

Cada pessoa pode ter alguma mania ou jeito para lavar os fios, mas ter uma direção para se orientar pode ajudar aqueles que acabam ficando perdidos. Veja esse tutorial, se você faz parte desse grupo:

Nem todas as pessoas sabem como lavar o cabelo da maneira correta
  1. Molhe todo o cabelo com água fria ou morna;
  2. Aplique na palma das mãos uma quantidade pequena de shampoo (pode variar de acordo com o volume e comprimento, mas geralmente é indicado o tamanho de uma noz e meia);
  3. Espalhe por todo o couro cabeludo massageando com a ponta dos dedos (não com as unhas);
  4. Enxágue completamente;
  5. Agora, coloque uma quantidade menor de shampoo nas mãos (tamanho de meia ou 1 noz) e espalhe novamente pelo couro cabeludo. Você vai notar que a segunda vez faz bem mais espuma, pois o couro já está mais limpo;
  6. Enxágue novamente sem deixar nenhum tipo de resíduo;
  7. Para o condicionador, aplique a quantidade de 1 noz e espalhe pelo comprimento dos fios, nunca na raiz;
  8. Massageie os fios com movimentos de cima para baixo, como se estivesse abraçando;
  9. Deixe agir por 1 minuto e enxágue abundantemente para remover qualquer resquício.

Dicas para aprender como lavar o cabelo

Como lavar o cabelo: Produtos próprios

Os melhores resultados vêm com os melhores produtos. No caso, os melhores produtos são aqueles indicados para o seu tipo de cabelo. Isso porque, se você utilizar um shampoo para cabelos oleosos, sendo que seus fios são secos, eles irão ressecar ainda mais. Assim como, produtos para cabelos lisos em cabelos enrolados também não funcionam. Por isso, o ideal é entender qual o seu tipo de cabelo e buscar itens que atendam às suas necessidades específicas.

Dentre tantas opções, o produto ideal é aquele que atende às necessidades de seus fios

O que acaba sendo muito comum é os fios possuírem mais de uma necessidade. Por isso, se puder, alterne entre dois tipos para oferecer o máximo de cuidados. Além disso, dê preferência para shampoos sem sal.

Frequência de lavagem

Independente do seu tipo de cabelo, não é recomendado lavá-lo todos os dias, visto que pode causar ressecamento, coceira e até mesmo caspa. Além disso, o couro cabeludo nunca irá secar completamente, sendo prejudicial para sua saúde.

O ideal é lavar dia sim, dia não, mas isso pode mudar de acordo com a rotina de cada pessoa. Por exemplo, cabelos muito compridos acabam sendo mais trabalhosos de lidar e é possível lavar a cada 2 dias. Já quem possui cabelo crespo ou cacheado precisa espaçar ainda mais, pois os fios são muito frágeis e não aguentam lavagens frequentes.

Cabelos longos e cacheados podem ser lavados com maior espaço de tempo

Para obter melhores resultados, o correto é testar diferentes formas de lavagem e sentir como os fios de adaptam.

Como lavar o cabelo nos horários certos

Evite lavar o cabelo à noite, visto que dormir com o couro cabeludo úmido, além de fazer mal à saúde, também deixa os fios fracos e danificados. Se não puder lavar em outro horário, aplique um protetor térmico e seque com o secador na temperatura média.

Temperatura da água

Utilizar água muito quente além de machucar o couro cabeludo, também prejudica a fibra capilar, deixando os fios ressecados, opacos e porosos. Uma dica é utilizar a água em menor temperatura que puder, mas se não for possível, ao final do banho deixe a água gelada cair somente sobre a cabeça.

Água muito quente pode machucar e ressecar o couro cabeludo

Como lavar o cabelo e aplicação correta

Massageie todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos, pois assim sua circulação será ativada, além de oferecer uma sensação de relaxamento incrível (assim como a gente fica quando vai no salão). Não utilize as unhas, visto que elas podem machucar.

Como secar?

Nunca torça os fios ou esfregue a toalha para remover o excesso de água, pois esse movimento faz com que ocorra a quebra. O recomendado é “abraçar” o cabelo e apertar a toalha ou mãos contra ele.

Além disso, não fique com a toalha na cabeça por muito tempo e não prenda fios molhados. Essas ações facilitam o surgimento de fungos e bactérias, já que a cabeça se torna um ambiente úmido. Se puder, deixe que o cabelo seque naturalmente.

Para utilizar o secador, deixe-o a 20 cm de distância dos fios

Ao utilizar o secador, deixe-o em temperatura média e com distância de pelo menos 20 centímetros para não danificar os fios.

Pentear durante o banho

Algumas pessoas preferem pentear o cabelo durante o banho, contudo fios molhados se tornam elásticos e mais vulneráveis à quebra. Por isso, prefira pentear enquanto o condicionador age com os próprios dedos.

O ideal é pentear os fios com cuidado para evitar a quebra

Finalização

Nunca deixe de passar um leave-in ou creme para pentear após o banho. Isso irá auxiliar no desembaraço, além de deixar os fios mais soltos.

Hidratação

Uma vez por semana, hidrate o cabelo para mantê-lo saudável, macio e iluminado. Você pode aproveitar e utilizar shampoo neutro, pois ele oferece uma limpeza profunda. Para dias específicos, aposte em ampolas de tratamento misturadas com a máscara (ou depois da máscara) para obter resultados potencializados. Lembrando de nunca utilizar esses produtos na raiz.

Além de saber como lavar o cabelo, é preciso realizar hidratações semanalmente

Pentear os fios antes de lavar funciona?

Há quem diga que pentear os fios antes de lavar pode eliminar sujeiras acumuladas. No entanto, esse método auxilia pessoas com fios muito embaraçados, a sujeira, pelo contrário, só é retirada com shampoo

Escova de cabelo

É imprescindível que a higienização da escova seja feita ao menos uma vez por semana, já que ela também pode acumular bactérias e sujeiras. Para isso, basta misturar uma colher (de sopa) de álcool em um copo com água, deixar a escova por 5 minutos e por fim lavá-la completamente.

Viu como lavar o cabelo pode ajudar e muito na saúde de seus fios? Conhecer suas necessidades é fundamental, afinal, não adianta realizar hidratações semanais e não cuidar corretamente no dia a dia, certo? Aproveite e veja também como utilizar o soro fisiológico no cabelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *