Como fazer cronograma capilar sem gastar muito

Como fazer cronograma capilar é uma dúvida de muitas pessoas, visto que por mais conhecido que seja, ele ainda pode causar muitas dúvidas, principalmente nas diferenças entre nutrição, hidratação e reconstrução. Por mais que seja incrível fazer hidratação em salões de beleza, não é sempre que a maioria das pessoas pode frequentar, certo? O cronograma capilar vem então para ajudar a manter os fios saudáveis.

Reparou que eu disse saudável e não hidratado? Isso porque seu cabelo nem sempre precisa de uma hidratação, as vezes ele está necessitando de nutrição e até mesmo reconstrução. Um exemplo bacana é a ingestão de água. Ela faz muito bem para nosso corpo, certo? Mas consumir somente ela, quando precisamos de tantos outros nutrientes não é suficiente. Cada um dos passos possui objetivos diferentes e para aprender como fazer o cronograma capilar é preciso entender cada um deles e sua importância para nossos fios.

O que é e como fazer cronograma capilar?

O cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados com os fios (assim como a rotina de skincare para a pele) que se utiliza de três tratamentos, a hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas, como falamos, irá oferecer diferentes benefícios de acordo com a necessidade de seu cabelo.

Inicialmente, o cronograma capilar era voltado principalmente para pessoas com fios muito danificados, devido aos radicais livres que são formados pela poluição, uso excessivo de fontes de calor (chapinha e condicionador), químicas como tintura e descoloração, água do mar, entre outros. Essas pessoas queriam recuperar os fios e deixa-los saudáveis novamente.

Contudo, com o passar do tempo, o cronograma capilar foi incluído na rotina não apenas dessas pessoas, mas também daquelas que querem manter os fios saudáveis e prevenir o ressecamento. Isso porque, por mais que se protejam de alguns fatores, todos os dias o cabelo acaba sendo exposto a eles, inclusive no chuveiro com o cloro ou a água muito quente.

Etapas para aprender como fazer cronograma capilar

Como falamos, existem 3 passos no cronograma capilar. No entanto, a frequência de cada um varia de pessoa para pessoa.

Hidratação

É o passo que irá repor a umidade natural dos fios, já que todos os dias perdemos um pouco de água para o ambiente. Se não hidratado, o cabelo fica opaco, sem vida, áspero e ressecado. A hidratação devolve a maciez, elasticidade e maleabilidade dos fios.

Principais ativos

  • Pantenol (Vitamina B5);
  • Manteiga de oliva;
  • Ácido hialurônico;
  • Algas marinhas;
  • Babosa.

Nutrição

Ela repõe a oleosidade natural dos fios por meio dos lipídios responsáveis pela lubrificação. Com a nutrição seu cabelo irá ficar protegido do ressecamento, frizz e fios quebradiços. Como a hidratação é responsável por repor a água, a nutrição é encarregada de mantê-la dentro dos fios e fechar as cutículas.

O que utilizar?

  • Óleo de rícino;
  • Coco;
  • Óleo de argan;
  • Óleo de abacate;
  • Azeite de oliva;
  • Fórmulas que contenham ácidos graxos, vitaminas A e E, ômegas 3, 6 e 9.

Você pode realizar a nutrição de três formas

Máscara para nutrição: cremes que possuem óleos e manteigas em sua composição que podem ser utilizados no próprio banho;

Umectação: Aplicar o óleo puro por todo o cabelo (raiz e pontas) 30 minutos antes de lavar;

Umectação noturna: Aplicar no cabelo sujo (raiz e pontas) antes de dormir e lavar no dia seguinte. Mas cuidado! Esse passo é indicado para cabelos muito ressecados.

Reconstrução

A reconstrução é responsável por repor a queratina, na qual representa 90% da massa capilar e é perdida devido às agressões. Quando o cabelo está quebradiço e fino devido a processos químicos e outros fatores é o momento de investir na reconstrução. Ela irá repor além da queratina, demais proteínas que formam uma película protetora para que o cabelo fique forte e encorpado novamente.

Principais ativos

  • Queratina (líquida ou em gel);
  • Colágeno;
  • Creatina;
  • Arginina;
  • Cisteína.

Como fazer cronograma capilar em casa?

Primeiro descubra qual a necessidade de seus fios realizando o teste de porosidade. Para isso, coloque um fio de cabelo em um copo cheio de água.

Como fazer cronograma capilar teste de porosidade

Se o seu cabelo boiar ele precisa de hidratação. Se ele ficar no meio precisa de nutrição. Por fim, se afundar ele necessita de reconstrução.

Por meio disso, você irá montar um cronograma personalizado. Você pode começar seguindo a imagem abaixo e depois ir adaptando de acordo com o que sentir que seu cabelo precisa.

Como fazer cronograma capilar

Como você reparou, os cronogramas acima serão realizados dentro de um mês. Quando completar esse período, verifique novamente as necessidades de seu cabelo e continue com o mesmo cronograma ou adapte novamente.

Como fazer cronograma capilar em cada tipo de cabelo?

Todos os cabelos podem se beneficiar com o cronograma capilar, no entanto, os mais ressecados acabam recebendo maior indicação. Lembre-se:

  • Cabelos elásticos, quebradiços e com muita química: reconstrução;
  • Opacos e ressecados: hidratação;
  • Frizz: Nutrição.

Dicas

  • Com sua programação mensal, sempre comece pela hidratação;
  • Faça uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro, ou seja, lave o cabelo dia sim dia não;
  • Assim como as máscaras, o shampoo e o condicionador também devem ser adequados para cada tipo de cabelo;
  • Se seu cabelo precisar de reconstrução, não realize mais do que duas vezes no mês. Caso contrário irá ocorrer o efeito rebote e prejudicar ainda mais seus fios;
  • Reveze as etapas de acordo com o que seu cabelo melhor se adapta.

Receitas

Aprenda algumas receitas para cada etapa de seu cronograma capilar.

Hidratação com babosa

Abaixo segue uma receita simples de hidratação com babosa. Se quiser ver mais receitas é só clicar aqui.

Ingredientes

  • ½ folha de Babosa;
  • 1 colher (de sopa) de sua máscara de hidratação.

Como fazer?

  1. Bata o gel retirado da babosa no liquidificador e em seguida coe em um recipiente;
  2. Misture a babosa e a máscara;
  3. Lave os cabelos somente com shampoo;
  4. Aplique a mistura nos fios massageando e enluvando;
  5. Deixe agir por 20 minutos e por fim enxágue abundantemente.

Nutrição com óleo de coco

Aplique o óleo de coco por todo o cabelo, desde a raiz até as pontas. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador.

Reconstrução

Mesmo sendo uma etapa mais complexa, você ainda pode realizá-la em casa. Veja como fazer aqui.

Agora que você aprendeu como fazer cronograma capilar, já pode incluí-lo em sua rotina de cuidados. Lembre-se sempre de utilizar produtos que atendam SUAS necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *